18 de outubro de 2008

Bolo Invertido de Gengibre e Peras Caramelizadas


Eu faço bolos toda semana. Não pode faltar para o café da manhã e o lanche. Eu não resisto! Mas acho importante variar para não enjoar.

Depois de receber de presente da Simone, do Chocolatria, o meu novo livro Cake, da Williams-Sonoma, com receitas de Fran Gage, quiz checar as receitas para ter uma idéia do tipo de sugestões que o livro continha.


O livro é muito bem organizado: As receitas estão divididas em capítulos e todas contém fotos. São receitas acessíveis, de bolos pequenos, que contém relativamente pouco açúcar (super importante) e que parecem realmente deliciosas. Eu adorei e achei que a Simone fez uma escolha muito boa!

Eu tinha que preparar um novo bolo para o lanche e com alegria encontrei esta receita fantástica no capítulo de receitas para o outono: Bolo Invertido de Gengibre e Peras Caramelizadas. Por coincidência eu tinha quase 100% dos ingredientes em casa e não foi díficil prepará-lo. A casa ficou um perfume com aroma do bolo assando, o qual perdurou por várias horas depois do bolo pronto.

No início, depois de ter tudo organizado para a confecção do bolo, suei frio (leia-se quente, pois a cozinha estava a 83ºF e tive até que ligar o ar condicionado) para acertar o caramelo, mas, no final, deu certo, ufa! Fora isso, transcorreu tudo muito bem.

Depois de pronto foi só fotografar e correr para o abraço, ou seja, cortar a primeira fatia. Nesta altura, já estava ansiosa para provar! Acho que nem preciso dizer que escolhi muito bem a minha primeira receita do livro.

Foi realmente uma experiência maravilhosa! O bolo é fantástico! É cheiroso, gostoso e a massa fica super fofa. No segundo dia, quando a maior parte dos bolos resseca um pouco, este parece que fica ainda melhor. Eu recomendo!



Ingredientes:

8 colheres sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara açúcar granulado
2 peras firmes e maduras, descascadas e sem sementes, cortadas em fatias de 1/4-inches (3mm)
1 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
2 colheres chá de gengibre em pó
1/2 colher chá de cardamono em pó
1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá se sal
1 colher sopa de gengibre fresco descascado e finamente picado (não usei)
1/2 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara
1 ovo grande em temperatura ambiente levemente batido
3/4 xícara de melado (usei mel)
3/4 xícara de leite integral em temperatura ambiente



Modo de Preparar:

Numa forma quadrada de alumínio de 20cm de lado, sobre fogo médio, derreter 2 colheres sopa de manteiga. Adicionar o açúcar e cozinhar, de 5 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver e ficar de cor marron clara. Arrumar as fatias de pera na forma em 4 filas, sobrepondo levemente umas as outras. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºC). Peneirar a farinha, o bicarbonato, o gengibre, o cardamono, a canela e o sal. Adicionar o gengibre fresco. Reservar.

Na batedeira bater as 6 colheres sopa de manteiga restantes, em velocidade média, até ficar cremosa. Adicionar o açúcar até a mistura ficar fofa e com uma cor pálida. Adionar o ovo devagar, incorporando bem a massa. Adicionar o melado. Reduzir um pouco a velocidade da batedeira e adicionar os ingredientes secos em 3 adições alternadas com o leite em 2 adições, começando e terminando com os ingredientes secos. Bater somente até todos os ingredientes estarem incorporados. Colocar a massa sobre as peras na forma. Assar de 35 a 40 minutos. Deixar esfriar sobre uma grade por 10 minutos.

Para remover da forma passar uma faca ao redor, liberando o bolo. Colocar sobre um prato de servir. Se não sair de imediato, esquentar o fundo da forma de 1 a 2 minutos. Depois que desenformar, se algum pedaço de fruta ficar na forma, colocar de novo sobre o bolo. Servir em temperatura ambiente.


Notas:
  • Não utilizei o gengibre fresco e o melado, porque não tinha em casa.
  • Cortei as peras em quadrados em vez de fatias, porque acho mais prático na hora de fatiar o bolo.
  • No meu tipo de forno o bolo levou 45 minutos para ficar pronto. Eu fiz o teste do palito.
  • Não tive nenhuma dificuldade de desenformar o bolo, saiu facilmente.

Importante:

Levar a a forma para assar sobre um tabuleiro de tamanho maior, porque a calda pode subir e vazar da forma, enquanto o bolo está assando. Eu achei que isto poderia acontecer e me poupei de uma limpeza de forno.


34 comentários:

Karla disse...

Lindo lindo e realmente esse livro de receitas parece ser fabuloso =)
beijinho

Emília disse...

Oi Claudia! Esse bolo ficou maravilhoso, muito lindo! Beijinhos

Unknown disse...

Claudinha,
já esta na mão na massa, fazendo os bolinhos hahahaha
Imagino o cheiro na sua cozinha.
Hummm
Bjs querida!

♥ mesa para 4 disse...

Este bolo está LINDO!!! Adorei e a cor...beijinho

Claudia Lima disse...

É muito bom Karla. Eu recomendo!

Obrigada Emília!

Nana ficou uma loucura o cheiro deste bolo!

Mesa para 4 obrigada! Tb adorei a cor e o sabor é imbatível!

Bjs :)

ameixa seca disse...

Um belo bolo Outonal :) Até a cor ficou a cara do Outono!
Parabéns, ficou lindo!

Claudia Lima disse...

Ameixinha obrigada!
Tudo ficou a cara do outono mesmo neste bolo! Eu adoro o outono, minha estação favotita!
Bjs :)

Téia disse...

Claudia, claudia, suas receitas são sempre elegantes e saltam aos olhos. Lindo, com pêras que adoro, resumindo, fiquei com vontade de fazer. Bj querida.

Mari disse...

Claudia, esse bolo parece um espetáculo... a cor ficou linda, o aspecto então.... hummmm, dá vontade de pegar uma fatia (ou mais.. rs)! Tenho visto alguns bolos com pêra nos blogs, e ando com uma vontade louca de experimentar... acho que na semana que vem, vou comprar umas peras para fazer minha primeira experiência!!
Beijos, querida!

Claudia Lima disse...

Téia obrigada! Faça que vc vai gostar, pois é delicioso!
Acho que peras são naturalmente elegantes, fazem bonito em qq mesa.

Mari acho que vale a pena! Eu tenho outra receita que tb quero experimentar.
Procure comprar peras firmezinhas para dar certinho.

Bjs :)

Odete disse...

Que bolo lindo Claudia. Uma receita bem a tempo das peras que agora estao por toda parte. Eu particularmente adoro peras e essa combinacao esta irresistivel.

Beijos e um lindo Domingo.

Claudia Lima disse...

Obrigada Odete! Pois é, a receita é apropriada para o outono. Eu tb não resisti, pois adoro os ingredientes!
Bjs e bom findi! :)

Viviane Peçanha disse...

Ai Claudia, nem me fale!!!! Fiquei até ás 4 da manhã faendo essas tartes, pq não sou muito fã de coisas pequeninas, pq me dá nervoso e ansiedade em fazer!! baita terapia e controle, uhauhauhaa.
Tomara que possa concorrer sim, pq acho que tem isso como doce fino!
Comprei essas forminhas na casa & vídeo e foram baratinhas e no fim achei que valeu muito a pena!!!
Bjs!!

Claudia Lima disse...

Viviane tenho certeza que não vai ter problema.
Obrigada pela informação sobre as forminhas.
Eu imagino que sejam acessíveis sim.
Gosto de checar na Internet tb. Sempre sai muito em conta.
Obrigada pela visita. Apareça sempre!
Bjs e bom findi! :)

AndreaDomingas disse...

Oi Claudia!

Então você é como eu, que tenho sempre que fazer um bolinho por semana! :) Que bolo lindo!Parabéns pela cofecção! Vou copiar e o farei para visitas, com certeza!
Bjs

Claudia Lima disse...

Andrea sou viciada em bolos! Este é tudo de bom!
Vc vai gostar!
Bjs:)

Tânia disse...

Cláudia...gostei desta receita por três motivos: é um bolo pequeno (para quem está duelando com doces! - acaba logo), vai gengibre (amo!) e tenho peras pedindo socorro na geladeira!
Vou fazer e te conto meu resultado!
Bjs

Claudia Lima disse...

Tania obrigada pela visita!
Que bom que gostaste da receita. É muito boa! Vale testar!
Não se preocupe que o bolo é pequeno mesmo. Aqui só durou 2 dias.
Espero que vc goste.
Bjs :)

Rosane Vargas disse...

Amo gengibre e pêra. Que ótima combinação. Ficou muito tentador.

beijos

Claudia Lima disse...

Obrigada Rosane! Não deixe de experimentar, fica muito gostoso!
Bjs :)

Patricia Scarpin disse...

Tenho este livro mas nunca fiz este bolo - me deu uma vontade enorme de provar, pois o seu está lindíssimo!

Cris disse...

Adoro upside-down cakes... que delícia este que vai até gengibre, chiquérrimo. Claudia, você tem a maior sorte com prêmios nos blogs, wow! :-)

Claudia Lima disse...

Patrícis obrigada pela visita e pelo elogio!
Vc deve dar uma conferida nas receitas. Vale a pena tentar uma ou outra, de vez em quando!

Cris eu achei requintada esta receita. Foi muito bem elaborada. Vale conferir!

Bjs e boa semana! :)

Eli disse...

Que delícia, eu acho os bolos invertidos verdadeiras maravilhas!! Servido com uma bola de sorvete de baunilha vira uma bela sobremesa!

www.saboresdalica.blogspot.com

Claudia disse...

De uma Cláudia para outra,

Obrigada por seu comentário. Para uma iniciante é muito bom.

Até a próxima,

Cláudia

Natália Eleutério disse...

Ficou com um amarelo lindo lindo adorei, deve ser bem saboroso, bjs

Claudia Lima disse...

Eliana concordo plenamente com vc. Adoro o de abacaxi tb!
Bjs :)

Claudia obrigada pela visita! Volte quando quiser.
Comentar foi um prazer! A sua rceita é muito boa!
Eu não conhecia o seu blog e adicionei na minha lista. Irei visitá-la outras vezes.

Nani é muito gostoso! A cor ficou lindo pela caramelado. Suei para fazer, mas valeu a pena!

Bjs meninas! :)

Filipa disse...

Claudia, o bolo ficou muito bonito e com uma cor fantástica! Eu gosto muito de usar pêras nos bolos e esta receita eu vou anotar para fazer pois além de parecer muito fofinho leva na sua preparação uma combinação de especiarias que me agrada muito.

beijinhos

Claudia Lima disse...

Filipa o bolo ficou perfeito para o nosso paladar.
Adoro frutas e especiarias em bolos, pois dá um toque especial.
Acho que vale conferir!
Bjs :)

Sushi disse...

Sofisticado tia, realmente e bom variar pra nao enjoar! pode subsituir o cardamon por all spice?
Bjs

laila radice disse...

claudia q bponiteza esse bolo...fique com lombriga!!!bjs

Claudia Lima disse...

Laila quem não fica?!
Bjs :)

Silvinha disse...

Parece ser realmente delicioso, Claudia! Receita anotada!!!

Beijo e uma boa semana p/ você!

Claudia Lima disse...

Silvinha é maravilhosa, não deixe de experimentar!
Bjs e boa semana! :)