2 de outubro de 2008

Granola de Damasco e Amendoas


Eu sempre gostei de aveia desde criança. Ainda hoje, depois de adulta, como todos os dias. Considero-a um alimento perfeito. Eu poderia sobreviver com muita pouca coisa e aveia estaria na minha lista.

Quando descobri a existência de granola me apaixonei, poderia comer todos os dias também, mas o problema é que gosto tanto que perco o controle. Não consigo comer só um pouquinho . Se eu fizer 1 Kg, a metade vou comer numa sentada. Ai não há balança que aguente!

Então, apesar de adorar, procuro fazer muito ocasionalmente para não me comprometer. Sempre me digo a mesma coisa: Não vou mais fazer, mas quem é que resisti a tentação? Eu não.

Esta receita é maravilhosa. Encontrei na revista Cooking Light. Gostei dela de cara, porque não contém açúcar adicionado na lista de ingredientes, o que para mim é um dado importante. O mel e as frutas secas já contém açúcar mais do que suficiente. Vale experimentar!

Gosto de consumir de formas variadas: Com iogurte natural e frutas frescas, com leite geladinho, sobre sorvete ou purinha só para matar uma fominha passageira.


Ingredientes:

2 3/4 xícaras de aveia
1/2 xícara de amendoas fatiadas
1/2 xícara de cerejas secas
1/2 xícara de damascos grosseiramente picados
1/3 xícara de nozes grosseiramente picadas
1/3 xícara de passas douradas (usei da escura)
1/2 xícara de mel
1/3 xícara de manteiga derretida



Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 180ºC (375ºF).

2) Numa vasilha média, misturar a aveia, as amendoas e os próximos 4 ingredientes (até as passas). Combinar o mel e a manteiga e derramar sobre a mistura de aveia, envolvendo bem os ingredientes. Espalhar a mistura sobre um tabuleiro grande. Assar por 15 minutos, mexer. Assar por mais 10 minutos ou até ficar ligeiramente dourada. Remover do forno e deixar esfriar completamente no tabuleiro.

Rendimento: 6 xícaras


Notas:
  • O tempo de cozimento é perfeito, não é necesário deixar mais tempo. Eu de teimosa deixei 10 minutos a mais e quase estraguei a granola, pois se ela tostar demais fica amarga. Então, cuidado!

  • Guardar num pote de vidro ou plástico bem fechado para manter o frescor da granola.

28 comentários:

Eli disse...

Amei essa receita, eu adoro granola e essa sua me parece perfeita!!

risonha disse...

um espectáculo para o meu pequeno almoço.
obrigado pela receita.

Neyma disse...

Ai...Adoro granola!!
Esta está simplesmente linda, bem douradinha como eu gosto.
Sempre compro pronta, mas acho que vou experimentar fazer.
Parabéns
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Eliana esta granola é um perigo de boa. Eu fiquei louca!

De nada Risonha. Estamos aqui para isso. Espero que gostes, pois é fantástica!

Neyma depois que vc fizer em casa nunca mais vai querer comprar pronta. As prontas são muito secas. Esta fica úmida, mas não deixe passar do tempo indicado, ok?

Bjs :)

ameixa seca disse...

Não vou muito na granola (tem passas e eu não admiro) mas gosto de juntar os flocos de aveia no iogurte :)

Claudia Lima disse...

Ameixinha vc pode excluir as passas e acrescentar outra coisa que goste mais se preferir.
Bjs :)

Letrícia disse...

Eu também sou louca por uma granolinha, se deixar, como um monte de uma vez só! Receita anotada!

Beijos!

Mari disse...

Claudia, eu amo granola! E essa tua ficou com uma carinha linda... sabendo então q é sem açucar, já tratei de anotar a receitinha pra fazer em casa... bjão querida!

Claudia Lima disse...

Letricia espero que vc goste, pois é muito boa! Mas controle-se!!

Mari granola é mesmo tudo de bom, ainda mais caseira! Esta é forte candidata comigo por não ter açúcar adicionado.

Bjs :)

Unknown disse...

Amiga, eu até tendo, juro por deus, mas não sou fã, como mas não penso nem um pouco em colocar no carrinho do mercado essas coisas.
A sua foto ficou linda.
Bjs

Claudia Lima disse...

Nana mas se vc não gosta, porque comer? Existem outrs opções.
Eu adoro, mas só posso fazer as vezes, senão corro o risco de engordar...
Bjs :)

Téia disse...

Clau, você adivinhou meus pensamentos, falei ontem para o marido que ia fazer uma granola caseira. A sua ficou linda, e com os ingredientes que usou só pode ser maravilhosa. Bj querida.

Claudia Lima disse...

Téia esqueceu que sou uma bruxa? Hehe...
Brincadeiras a parte, a granola é muito saborosa e vale a pena fazer!
Bjs :)

Valeria disse...

Cláudia eu tb sou fã de Granola!!Coloco iogurte,frutas etc ,tudo que tem direito.Vendo o seu post lembrei inclusive que preciso comprar mais um estoque!!
Bjs

Claudia Lima disse...

Valeria estamos no mesmo time então! Mas não compre pronta, teste essa, que vale a pena!
Bjs :)

Vivian disse...

eu sempre comprei pronta. Vou fazer a sua receita
bj

Claudia Lima disse...

Vivian eu nunca comprei pronta, sempre uso caseira. Acho que vc vai gostar!
Bjs :)

Leo Paixão disse...

Eu não consigo gostar muito de granola. Essa me parece ser a melhor possível, preciso esperimentar.

Claudia Lima disse...

Léo obrigada pela visita!
Granola parece o tipo de alimento, entre outros, que as pessoas ou amam ou odeiam.
Se vc não aprecia algum dos ingredientes, pode substituir por outro do seu agrado.
Existem muitas receitas de granola, mas esta é a segunda melhor que já vi.
Eu adoro todos!

edinha disse...

Nunca experimentei granola :)
O aspecto é óptimo
Beijinho

Claudia Lima disse...

Edinha se vc gosta destes ingredientes possivelmente gostará.
É uma questão de experimentar!
Bjs :)

Leila disse...

tua granola me fez voltar no tempo Claudinha. quando morava em Porto Alegre eu fazia seguido mas era tudo no olhometro mesmo e confesso que era deliciosa. nunca mais fiz.
com damascos eu nunca comi.
beijinhos

Claudia Lima disse...

Leila eu tb comecei a fazer quando morava em Porto Alegre. Esta receita é nova para mim, mas adorei!
Bjs :)

Filipa disse...

Claudia, sabe que ainda nunca provei?? Parece óptimo seja pura seja misturada no iogurte. Hei-de experimentar fazer!

ebijinhos

Claudia Lima disse...

Filipa eu sou suspeita para comentar, porque realmente adoro. É muito nutritivo. Espero que gostes!
Bjs :)

Elba Pessanha disse...

Eu adoooooro granola.]Já fiz muito quando tive uma loja de produtos naturais.
quando faço também como que nem desesperada. Adoro!
Com damasco nunca fiz, mas como é outra coisa que amo, deve ficar...hummmmm

Claudia Lima disse...

Elba esta foi a primeira que fiz com damascos e fica gostosa, mas quem não gosta pode omitir ou substituir por outra coisa para variar.
É bom saber que alguém mais tb se passa na quantidade, hehe. Eu achei que era só eu!
Bjs :)

Paula Mello disse...

Clau, eu tb adoro, mas meu marido (e meu irmão falam que é comida de passarinho!!!Pode?) Gosto de usar em salada, com pedaços de abacaxi e manga. Fica 10!
Beijos
Paula
(Quintal da Paula)