30 de agosto de 2010

Torta de Repolho


Muitas pessoas, provavelmente, vão torcer o nariz ao ver a palavra repolho no título da receita. Mas tudo bem, não é mesmo? Nem sempre podemos agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo.

Aqui em casa nós gostamos de repolho, mas não faço com grande freqüência. Só as vezes e, na medida do possível, tento ser criativa. Quando a criatividade não bate, ficamos apenas no repolho refogadinho, incrementado com um pouco de bacon picado e salsinha para dar aquele look de saúdavel.

Esta receita encontrei aqui e é surpreendentemente saborosa. Meu marido até elogiou, quando experimentou. Basta misturar os ingredientes e levar ao forno para assar. Se você quiser apressar ainda mais o preparo, pode deixar os ingredientes já picadinhos no dia anterior.


Ingredientes:

3 ovos batidos
1/2 xícara de óleo
100 g de queijo parmesão (50 g para a massa e 50g para polvilhar)
3 tomates sem sementes picados
1 pimentão verde picado
1 cebola picada
Azeitonas picadas a gosto
200 g de bacon picado e frito (usei apenas 50g de Bacon de Peru)
500 g de repolho cortado finamente
Salsa picada a gosto
2 xícaras de farinha de trigo (usei metade branca, metade integral)
1 colher chá de fermento
Sal a gosto



Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar todos os ingredientes muito bem. Colocar em um prato refratário levemente untado com óleo. Polvilhar com o queijo parmesão e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 35 minutos ou até que esteja douradinho.

25 de agosto de 2010

Geléia de Pêssego


No verão há uma abundância grande de pêssegos por aqui e, as vezes, até fico na dúvida do que fazer para aproveitá-los, além de serem consumidos ao natural na maior parte das vezes.

O problema é que estou apresentando uma alergia a pêssegos in natura. O mesmo se passa com as maçãs e as cerejas. Não utilizo produtos orgânicos, pois são muito caros ainda, mas não sei ao certo se este é o único problema, já que não acontecia antes. Permanece a dúvida.

Enquanto isso, tento utilizar as frutas cozidas, onde o problema desaparece totalmente. Sem falar que sempre removo as cascas, que é onde os agrotóxicos tocam em cheio. Foi-se o tempo que a gente podia descarcar uma maçã e fazer um chá com as cascas.


Sempre tive muita vontade de fazer geléias em casa, mas como sempre ouvi dizer que o correto (será? I don't think so) é se utilizar o mesmo peso das frutas em açúcar, desanimei, pois eu acho que nesta proporção a geléia fica exageradamnete doce para o meu paladar.

A metade do peso das frutas em açúcar eu até posso tolerar, mas se puder ser menos ainda, tanto melhor. O açúcar, além de ser prejudicial a saúde, se consumido em excesso, mascara o verdadeiro paladar dos alimentos, já repararam?

Lendo e observando as receitas de geléia da Cláudia, notei que podemos ter muito jogo de cintura e arriscar. Tudo é uma questão de experimentar e isto me entusiasmou muito para tentar fazer minhas próprias geléias.

Podemos combinar diferentes tipos de frutas, especiarias, adoçantes e o que a nossa imaginação permitir. Quando me refiro a adoçantes não estou falando de adoçantes artificiais, mas sim diferentes elementos com poder de adoçar, como mel e Agave Nectar, por exemplo.

Esta receita eu adaptei de uma das receitas da Cláudia e simplesmente amei! A receita original está aqui. Ficou relamente muito boa. Em vez de açúcar refinado usei Agave Nectar. Acrescentei por conta suco de limão concentrado, que estava dando sopa por aqui.

Como foi minha primeira experiência, fiz apenas a metade da receita, o que me rendeu cerca de 2 xícaras, ou seja, este potinho lindo das fotos e mais um pouco. A medida foi mais que ideal, pois não tenho intenção de fazer vidros e vidros de uma só vez, até porque estou começando a aprender ainda.



Ingredientes:

4 pêssegos
3 colheres sopa de Agave Nectar
3 colheres sopa de água, se nencessário
1 colher chá de suco de limão concentrado


Modo de Preparar:

Colocar os pêssegos em uma vasilha com água fervente por alguns minutos para afrouxar a casca. Tirar da água, remover a casca e cortar em cubos. Descartar o caroço.

Numa panela de fundo grosso colocar os pêssegos, o Agave e o suco. Cozinhar em fogo médio até ferver. Abaixar o fogo e deixar a mistura cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Se começar a secar ou engrossar demais, adicionar as colheres de sopa de água. Quando os pêssegos estiverem bem macios, formando uma massa homogênea, retirar do fogo e deixar esfriar.

Colocar a geléia em um pote limpo e esterelizado. Manter refrigerado.

23 de agosto de 2010

Sunshine


A querida e super atenciosa Paula, do Com Capricho me ofereceu este selinho que, por coincidência, tem a cara do verão: É pura energia!

Muito obrigada Paula pela lembrança e por suas visitas constantes ao Magia.

Beijos!

20 de agosto de 2010

Pasta Caprese


Adoro massas e acho que combinam muito bem com todas as estações. Quando bate aquela fominha, então, nem me fale! Sou a primeira da fila! E, particularmente, dou preferência às receitas vegetarianas.

Esta sugestão é daqui. Como sabem, a Pasta Caprese é feita com muzzarela, tomate e manjericão, mas como eu não gosto de manjericão fresco, substitui por salsinha, que eu prefiro mil vezes. Espero que me perdoem a troca de ingredientes. Se gostam de manjericão, ótimo! Usem e abusem!

Vale lembrar que para o sucesso desta receita, é importante usar ingredientes frescos e de boa qualidade. Se usar uma muzzarela comum, não se esqueça de congelar, como descrito abaixo, pois é um passo fundamental. Caso contrário, ela ficará pegajosa. Trust me on this one!

Se usar uma muzzarela do tipo gourmet, dessas que vem embaladas em água, não precisa congelar. Basta misturar diretamente com os tomates. Eu usei da comum e o resultado foi excelente.

Se achar necessário, poderá adicionar mais suco de limão ou açúcar à receita. Tudo vai depender do sabor dos tomates. Prove e acerte.

O tipo de massa você escolhe a vontade. Para esta sugestão seria adequado penne , fusilli ou campanelle . Eu usei farfalle. Não tem jeito, eu sempre altero tudo. Mas se a gente não tiver um pouco de jogo de cintura para adaptar as coisas ao nosso gosto, acaba não comendo nada...

Então, vamos ao bem bom!


Ingredientes:

1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem
2 a 4 colheres chá de suco de limão fresco
1/2 colher chá de alho finamente picado
2 colheres sopa de cebola finamente picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
750 g de tomates
350 g de muzzarela cortada em cubos
500 g de massa
1/4 xícara de manjericão fresco picado
1 colher chá de açúcar


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar o óleo, o suco de limão, o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Adicionar os tomates e misturar delicadamente. Reservar, mas não ultrapassar o período de 45 minutos.

Enquanto os tomates marinam, colocar a muzzarela em um prato e congelar por cerca de 10 minutos ou até que esteja levemente durinha. Numa panela colocar 4 litros de água e levar ao fogo. Quando levantar fervura, adicionar 1 colher sopa de sal e a massa. Cozinhar até que esteja al dente. Escorrer a água.

Adicionar a massa e a muzzarela aos tomates e misturar delicadamente. Deixar descansando por 5 minutos e adicionar o manjericão. Ajustar os temperos e servir imediatamente.

Rendimento: 4 a 6 porções

15 de agosto de 2010

Cheesecake Congelado de Morango


É verão, as frutas frescas estão ai em abundância e eu tento tirar partido disto. Na maior parte do tempo, prefiro comer as frutas in natura mesmo. Mas nem se discute que ficam maravilhosas em sobremesas leves e refrescantes.

Esta receita encontrei aqui, mas é originalmente de um blog fantástico que eu ainda não conhecia: O Green Kitchen Stories. Recomendo a todos que se interessam por receitas mais saudáveis e com produtos alternativos para o açúcar refinado. Eu, literalmente, pirei na batatinha com as sugestões!

Eu não segui a receita ao pé da letra, fiz uma adaptação, já que não possuia exatamente os mesmos ingredientes. Não me arrependi, pois ficou realmente muito boa. Em outra ocasião, no entanto, quero reproduzir a receita original. Recomendo que façam, está aqui.

Este cheesecake é super leve e tem o paladar predominante de morangos frescos e mel. A coloração rosa é totalmente natural. Não foi adicionado nenhum tipo de corante. Como ele é congelado, faz croc-croc quando a gente come. Sendo que o ponto ideal para degustação, na minha opinião, é quando começa a derreter.

Depois de pronto levei a forma ao freezer, coberta com papel filme. Deixei congelando da noite para o dia e só, então, desenformei. Ficou perfeito. Ele dura por alguns dias, mantido no freezer. Eu sugiro que cubram com papel filme para ficar melhor protegido.

Na hora de fatiar, é bom deixar amolecer por alguns minutos e usar uma faca molhada em água quente. Usando esta técnica de corte as fatias ficam perfeitas. Eu servi acompanhado de morangos frescos. Confesso que comi duas fatias de cara. Não resisti! É surpreendentemente refrescante!


Com esta sugestão aproveito para participar de mais um evento do Delícias e Talentos, da querida Mary, as Delícias Geladas - Verão 2010. Este evento vai até o dia 29/08. Venha se juntar a nós com a sua sugestão!



Ingredientes:

100 g de biscoitos Maria
2 colheres sopa de manteiga derretida
2 xícaras de morangos frescos picados
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de mel
1 xícara de creamcheese
1 xícara de iougurte natural


Modo de Preparar:

Untar levemente uma forma com fundo falso de 20 cm (8 inches). Reservar.

No processador de alimentos triturar os biscoitos. Colocar numa vasilha, acrescentar a manteiga derretida e misturar bem. Colocar a mistura no fundo da forma, pressionando com a ajuda de uma colher para que fique uniforme. Reservar.

No processador de alimentos triturar os morangos com o suco e o mel. Acrescentar o creamcheese e o iogurte e misturar bem. Colocar sobre os biscoitos na forma preparada. Cobrir com um papel filme, evitando tocar a superfície para que não fique danificada.

Levar ao freezer da noite para o dia. Desenformar e servir imediatamente, acompanhado de morangos frescos se desejar. Manter no freezer se houver sobras.

10 de agosto de 2010

Peixe Assado com Espinafre


Eu não sou muito de coisas do mar. Fiz este prato para o meu marido. Eu não provei, mas segundo ele ficou saboroso. É uma receita antiga de uma querida amiga. Na ocasião que ela fez em minha casa, há muitos e muitos anos, quando eu ainda morava no Brasil, todos, inclusive eu, gostamos muito.

Na receita original usa-se molho branco, mas, desta vez, substitui por heavy cream, porque meu marido estava numa dieta lowcarb e era o que melhor se enquadrava dentro do esquema. Você pode substituir o heavy cream por creme de leite ou, então, fazer seu molho branco favorito.


Usei filés de Swai , que vieram convenientemente embalados e congelados, um a um, e bem limpinhos. Retirei os filés do congelador na noite anterior. Como não gosto de sentir cheiro de peixe, adorei fazer estes filés, pois o cheiro é super discreto, tanto quando o peixe ainda está cru, como depois de assado.

Não há necessidade de usar uma quantidade muito grande de heavy cream, pois o peixe larga sua água natural. Eu confesso que exagerei um pouco. A idéia é que o líquido vá reduzindo, enquanto o peixe vai assando, o que não ocorreu perfeitamente no meu.

Com esta sugestão, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são banana ou peixe. Eu escolhi o peixe. Venha participar também!




Ingredientes:

3 filés de peixe limpos
Sal, pimenta-do-reino, coentro em pó e sálvia em pó
Cebola picada a gosto
Alho picada a gosto
1 maço de espinafre OU 1 caixa com 250 g (9 oz) de espinafre congelado
Heavy cream OU creme de leite a gosto


Modo de Preparar:

Lavar os filés de peixe em água corrente. Remover o excesso de água com um papel toalha. Temperar com sal, pimenta, coentro e sálvia dos dois lados. Reservar na geladeira por 30 minutos, enquanto prepara o espinafre.

Numa panela dourar a cebola e o alho num fio de óleo. Acrescentar o espinafre, temperar com sal e pimenta e refogar por alguns minutos ou até não restar mais nenhum excesso de água. Deixar esfriar um pouco.

Num refratário levemente untado com óleo, colocar os filés de peixe alternados com o espinafre. Regar com o heavy cream. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 30 minutos.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilk aqui.

7 de agosto de 2010

Encontro de Blogueiras: Conexão Orlando


Nesta última semana tive o grande prazer de me encontrar pessoalmente com a querida Cris, do From our home to yours. E esta foi uma daquelas ocasiões especiais, onde a amizade virtual se torna real.

Iniciamos nossa amizade virtual, quando a Cris e a Leila, do Delishville Sem Glúten, iniciaram os desafios do Chá da Tarde, o qual eu sempre participei com muito prazer. Naquela época, que nem faz tanto tempo assim, eu ainda não conhecia o blog da Cris.

Desde então, passamos a visitar o blog uma da outra e a trocar e-mails. Há poucos dias, ela me disse que viria a Orlando, Florida, para uma convenção no belíssimo Gaylord Palms Hotel & Convention Center. Então, marcamos nosso encontro.

Este hotel possui um pátio interno para onde ficam viradas as sacadas de uma boa parte de seus apartamentos. O teto é uma cúpula de vidro por onde entra a luz do sol. Neste pátio foi criado um verdadeiro cenário tropical. Há uma fonte, riachos com carpas, crocodilos e tartarugas, sem se falar na infinidade de plantas naturais distribuidas por todos os cantos.

Os visitantes, além de usufruir deste belo recanto para relaxar e passear, podem contar com a presença de algumas lojas e restaurantes ao seu dispor. Em outra ala, ao ar livre, encontra-se uma piscina enorme. Esta parte, no entanto, não visitamos.

Passamos uma manhã agradabilíssima juntas nos conhecendo, batendo papo e usufruindo de toda a beleza ao nosso redor. Trocamos algumas lembrancinhas super fofas, aproveitamos para tirar algumas fotos e visitar as lojas a nossa volta.

Quem conhece a Cris sabe que ela é uma pessoa super querida e muito agradável. Sentimos uma simpatia mútua instantanea. A papo fluiu solto, mas nem tivemos tempo de falar de comida. Ela me mostrou as fotos de sua adorável família no Brasil e da linda casa onde mora.

Quando nos despedimos, confesso que deixe rolar algumas lágrimas de emoção por ver partir minha mais nova amiga. O nosso encontro foi muito bacana e eu me senti de alma renovada. Segui para casa feliz.

Cris muito obrigada pela sua compania e pelo seu carinho durante o nosso encontro. Desejo um alegre e feliz retorno ao Brasil, onde sua família deve estar ansiosa para revê-la.

Beijos!


5 de agosto de 2010

Gelatina de Manga


O meu marido tem mania de gelatinas, mesmo que sejam as de caixinha. Sempre tenho que ter alguma coisa pronta na geladeira para agradá-lo. Eu não tenho nada contra. As vezes até como algumas, mas desde que sejam das vermelhas. Ele, por outro lado, gosta da verde (eca!!)

Quando eu era pequena, a minha mãe não fazia muitas sobremesas, nem mesmo gelatina. Comíamos, ocasionalmente, em aniversários de outras crianças e achavamos o máximo. Sempre me questionei sobre o porquê do fascínio das crianças por gelatinas, mas ainda não descobri a resposta.

Folheando uma Cooking Light, encontrei esta receita como sugestão de um menu oriental para um feriado de final de ano. Achei curioso uma receita tão simples fazer parte do menu, quando me lembrei de alguns orientais com quem trabalhei anteriormente. Eles não eram muito ligados em sobremesas e o que comiam eram artigos com pouco açúcar.

Até hoje nunca havia comido uma gelatina decente, feita com frutas mesmo. Só posso dizer que adorei e que pretendo comer mais vezes. Fica realmente muito saborosa e não dá o menor trabalho para ser confeccionada.

Sendo o verão tão rico em frutas tão maravilhosas, podemos fazer sempre com uma fruta diferente se desejarmos. Esta é feita com a polpa da manga triturada. Sugiro que sejam usadas mangas bem docinhas para evitar ter que adicionar ainda mais açúcar.

Eu servi apenas a gelatina, sem guarnição, pois eu só tinha 2 mangas em casa.

Ingredientes:

3 mangas
2 1/4 xícara de água, dividida
1/2 xícara de açúcar
1 colher sopa de gelatina sem sabor


Modo de Preparar:

Descascar e cortar as mangas em cubos. Duas serão utilizadas para a gelatina e uma como guarnição, se desejar.

Colocar 2 mangas em pedaços e 1/4 xícara de água no liquidificador. Bater até a mistura se apresentar homogênea. Passar por uma peneira e descartar os sólidos.

Numa panela de tamanho médio ferver 3/4 xícara de água. Adicionar o açúcar até que esteja dissolvido. Remover do fogo. Acrescentar 1 1/4 xícara de água restante. Colocar a gelatina na água que está na panela e deixar repousar por 1 minuto. Adicionar o purê de mangas e misturar bem. Colocar a mistura em tacinhas ou potinhos apropriados. Levar para gelar e firmar. Servir com cubinhos de manga por cima se desejar.

Rendimento: 6 unidades