25 de setembro de 2011

Até que enfim, outono!


Mais uma vez minha estação favorita está ai e eu aproveito para deixar algumas sugestões que possam lhes interessar. 

Nada como sabores outonais para encantar nosso paladar. Meu coração bate mais feliz...

Aproveitem!



15 de setembro de 2011

Cupcakes de Laranja com Chocolate


Eis uma combinação que considero perfeita: Laranja e chocolate. Aqui na versão cupcake, mas você pode fazer como bolo se preferir. 

Uma receita simples e prática e que pode ser feita sem batedeira. Tudo o que eu quero e preciso. Quanto menos louça para lavar melhor.

Não copiei de lugar nenhum. Uma idéia própria, mas nada de excepcional. Com pouco açúcar como prefiro. Se quiser mais doce, pode dobrar a quantidade de açúcar.


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo levemente batido
1/4 xícara de óleo vegetal
1/2 colher chá de essência de laranja
1 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de chocolate chips


Modo de Preparar:

Numa tigela grande peneirar os ingredientes secos e misturar. Acrescentar o restante dos ingredientes na ordem apresentada e misturar. Colocar a massa em forminhas próprias para cupcakes. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 20 minutos ou até passar no teste do palito. Remover do forno e deixar esfriar.

10 de setembro de 2011

Torta de Frango


Meus dias são sempre corridos e a fome, então, está sempre a mil. Nos dias de folga preparo algo prático que dure algumas refeições para facilitar a minha rotina.

Esta receita é uma variação desta. Eu gosto de já deixar o frango cozido e desfiado de véspera e usar uma massa pronta. É tudo vapt-vupt, pois o que eu quero mais é descansar...


Ingredientes:

1 massa pronta para torta salgada de 23 cm funda
Óleo
1 cebola média picada
1 pimentão verde médio picado
1 dente de alho picado
2 xícaras de frango desfiado (pode usar sobras)
1 lata (400 g) de molho de tomate em pedaços
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de leite
4 colheres sopa de farinha de trigo
50 g de azeitona verde picada
Salsa picada a gosto


 Modo de Preparar:

Refogar em óleo a cebola, o alho e o pimentão por alguns minutos. Acrescentar o frango e refogar mais um pouco. Acrescentar o molho de tomate e continuar refogando. Temperar a gosto. Misturar bem a farinha no leite e colocar no refogado, mexendo sempre até borbulhar. Remover do fogo e acrescentar as azeitonas e a salsa. Retificar os temperos. Colocar o recheio na massa e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 30 minutos ou até a massa ficar bem dourada. Servir em seguida acompanhada de uma boa salada.

5 de setembro de 2011

Biscoitos de Chocolate Branco e Cranberries



O final do verão já se faz sentir e isto para mim é um alívio! Minha estação favorita, o outono, está quase chegando e já começo a pensar nas frangrantes receitas outonais.

Biscoitos caseiros são sempre muito bem-vindos e estes podem muito bem ser apreciados em qualquer época do ano. Estes foram adaptados daqui. Achei interessante a combinação chocolate branco com cranberries e recomendo.

Na receita original as cranberries são colocadas de molho em um pouco de brandy. Eu não tenho bebidas alcóolicas, então usei um pouco de água morna e deixei fora da geladeira. Imagino, no entanto, que o toque do brandy, deva dar um toque super especial à receita.

Não se esqueçam de uma bebida gostosa para acompanhar os biscoitos depois de prontos. Os meus servi com uma xícara de café fresco. Simples e despretencioso como eu gosto.


Ingredientes:

1 xícara de brandy (para demolhar as cranberries, reservar 1 1/4 colher chá para mais tarde)
1 xícara de cranberries secas
1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar granulado
3/4 xícara de açúcar mascavo
2 ovos em temperatura ambiente
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de sal
2 1/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate chips branco


Modo de Preparar:

Em uma vasilha larga e rasa colocar as cranberries de molho no brandy. Cobrir e deixar repousar na geladeira por 1 hora ou mais. Depois deste tempo, coar as cranberries. Reservar as cranberries e 1 1/4 colher chá do líquido.

Na batedeira bater a manteiga até ficar fofa. Acrescentar os açúcares e bater até ficarem bem incorporados.

Adicionar os ovos, a baunilha e 1 1/4 colher chá do brandy reservado e bater bem.

Numa vasilha peneirar a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicionar, aos poucos, a mistura da batedeira. Desligar a batedeira, adicionar as cranberries e misturar. Levar a geladeira por 15 minutos para gelar.

Colocar a massa às colheradas (usei uma cookie scoop com capacidade para 1 colher de sopa) em uma assadeira forrada com papel manteiga. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) de 10 a 12 minutos ou até que estejam bem douradinhos.

Deixar esfriar por 1 minuto na forma e depois transferir para uma grade até que estejam completamente frios.