30 de agosto de 2012

Sopa de Lingüiça com Legumes



Esta sopinha improvisei a partir dos produtos que tinha a disposição na geladeira e dispensa. Em geral prefiro sopas vegetarianas, mas desta vez acrescentei lingüiça de peru defumada, a fim de obter um resultado mais robusto. 

O molho de tomate ou massa de tomate é indispensável para dar um cor bonita a sopa. Você pode substituir por uma lata de tomates em pedaços, que fica ainda melhor. Não coloquei, porque não tinha.

Os legumes e macarrão podem ser substiuídos por outros de sua preferência para variar. É só usar a criatividade!


Ingredientes:


Cebola picada a gosto
Orégano a gosto
150 g de lingüiça de peru defumado
3 cenouras em cubos
2 batatas em cubos
2 xícaras  de caldo de frango
3 xícaras de água
Molho de tomate ou massa de tomate q.b.
1/2 xícara de macarrão ou a gosto (usei fusilli)


Modo de Preparar:

Em uma panela grande fritar a cebola e o orégano em um fio de óleo, em fogo baixo. Acrescentar a lingüiça e dourar um pouco. Acrescentar a cenoura e a batata e refogar de leve. Acrescentar o caldo de frango, a água e o molho de tomate. Misturar bem e cozinhar em fogo bem baixo até que os legumes estejam macios. Acrescentar a massa e cozinhar até que estaja macia.

22 de agosto de 2012

Pão de Milho


Nas minhas andanças atras de receitas de pães, encontrei esta sugestão no Pecado da Gula. Uma receita simples enriquecida com milho. O sabor não fica evidente, é discreto.

A Akemi  fez porções individuais, com um visual bem diferenciado deste. Eu fiz 2 pães maiores em formato redondo e fiz cortes no padrão tic-tac. Só fiz metade da receita, o que foi mais que suficiente para nós aqui em casa. 

Uma boa sugestão para o café da manhã, lanche ou como acompanhanhamento de uma boa sopa.

Aqui vai a receita completa:


Ingredientes:

1 lata de milho escorrida (200 g drenado)
20 g de fermento seco para pão
2 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher sopa de sal
100 g de queijo ralado
350 ml de leite morno
3 colheres sopa de manteiga
Farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1 Kg)
Farinha de milho para polvilhar


Modo de Preparar:

No liquidificador bater o milho, o fermento, o açúcar, o sal, o queijo e o leite até a mistura se apresentar homogênea.  Colocar numa vasilha e acrescentar a manteiga. Colocar a farinha, aos poucos, até começar a desgrudar das mãos. Virar a massa sobre a bancada da pia e sovar até desgrudar completamente das mãos.
Colocar a massa em uma vasilha levemente untada, cobrir com um pano de cozinha e deixar descansando em lugar livre de correntes de ar até a massa dobrar de tamanho. Desgaseficar a massa e modelar os pães. Colocar numa assadeira enfarinhada com farinha de milho. Cobrir, novamente, com um pano de cozinha e deixar descansando em lugar livre de correntes de ar até a massa dobrar de tamanho. Polvilhar os pães com farinha de milho e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até dourar. 

15 de agosto de 2012

Legumes com Lingüiça Assados


Esta receita é super simples e para aqueles dias quando não temos muito tempo na cozinha. É só misturar os ingredientes e levar ao forno. Você pode variar os legumes de acordo com a estação e a sua preferência.  Não há quantidade pré-estabelecidas. Tudo é a gosto. Eu faço com freqüência e o sucesso é sempre garantido!


Ingredientes:

Lingüiça de peru defumada em cubos
Batata em cubos
Cenoura em cubos 
Cebola em tirinhas
Azeite de oliva extra virgem


Modo de Preparar:

Misturar todos os ingredientes e colocar num pirex levemente untado com óleo. Levar para assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que os legumes se apresentem macios.

7 de agosto de 2012

Bolo de Iogurte e Goiabada


A receita do Bolo de Iogurte é super batida e bem conhecida de todo mundo. Aqui apenas juntei o útil ao agradável, pelo menos para mim, que é a goiabada. Fica um bolo úmido e pecaminoso. Irresistível com uma boa xícara de café fresco.

Ingredientes:

4 ovos inteiros
1 xícara de iogurte natural
½ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Goiabada em cubos a gosto




Modo de Preparar:

Bater no liquidificador os 3 primeiros ingredientes. Reservar. Numa tigela à parte, colocar o restante dos ingredientes. Despejar os ingredientes batidos sobre a mistura seca. Misturar. Colocar em uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada. Salpicar com os cubinhos de goiabada.
Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito esse saia limpo.