30 de maio de 2011

Pudim de Laranja


Pudim de Laranja é um dos que mais gosto. Não sei porque, mas me lembra sobremesa com cara de avó, mais especificamente avós que moram no campo. Fantasias da minha cabeça sonhadora, pois minhas avós sempre moraram na cidade.

Esta receita se não inventei, tirei de algum lugar esquecido no passado. Não tem segredo nenhum. Apenas substitui o leite comum por suco de laranja da receita tradicional de Pudim de Leite.


Ingredientes:

Calda:

1 /2 xícara de açúcar

Pudim:

1 lata de leite condensado
2 vezes a medida da lata de leite condensado de suco de laranja
3 ovos
1 colher sopa de maisena


Modo de Preparar:


Calda:

Colocar o açúcar na forma e levar ao fogo baixo até que o açúcar esteja cor de caramelo. Não mexer com colher, deixar o açúcar quieto. Só controlar para que não queimar. Reservar.


Pudim:

No liquidificador bater bem todos os ingredientes. Colocar na forma sobre a calda. Cobrir a forma com um pedaço de papel alumínio. Levar, em banho-Maria, ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF), por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que se apresente firme. Levar para gelar de um dia para o outro. Desenformar e servir.


Nota:
Usei uma forma com furo no meio de 21 cm de diamentro.

25 de maio de 2011

Sopa de Frango, Abóbora e Espinafre


Fiz esta sopinha para aproveitar uma abóbora que eu tinha. Abóbora é meu legume favorito e gosto muito de aproveitá-las em sopas.

A presença do espinafre confere um contraste de cores que abre o apetite. Como massa usei Penne, mas você pode usar o tipo que preferir.

Se você quiser uma versão vegetariana, pode eliminar o frango. Eu, particularmente, prefiro sem carne de qualquer tipo. Esteja a vontade.



Ingredientes:

Cebola picada a gosto
Orégano a gosto
1 abóbora pequena em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de caldo de frango
4 xícaras de água
200 g de frango cozido e desfiado
1 xícara de macarrão (usei Penne)
Folhas de espinafre a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela grande fritar a cebola e o orégano em pouco de óleo, em fogo médio. Acrescentar a abóbora, temperar com sal e pimenta e refogar um pouco. Acrescentar o caldo de frango, a água e o frango e misturar bem. Baixar o fogo e deixar cozinhar até que a abóbora esteja macia. Acrescentar o macarrão e deixar cozinhar até que esteja macio. Retificar os temperos, apagar o fogo e acrescentar o espinafre. Servir em seguida.

20 de maio de 2011

Biscuits


Biscuit é um pãozinho tradicional aqui dos Estados Unidos. Eu, particularmente, adoro e recomendo. Normalmente são servidos como acompanhamento nas refeições.

Resolvi fazer em casa depois que provei alguns num restaurante popular daqui. O sabor ficou praticamente igual. A receita é da Cooks.com.

Um dos ingredientes desta receita é o heavy cream e sua presença é fundamental para que dê certo. Já tentei usar somente leite no lugar do heavy cream, mas não funcionou.

Se você tiver acesso a este produto não deixe de experimentar que vale a pena!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
2 colheres chá de fermento em pó
1 colher sopa de açúcar refinado
1/2 colher chá de sal
2/3 xícara de heavy cream
1/4 xícara de leite
1/2 xícara de queijo Cheddar
Manteiga derretida para pincelar
Alho em pó para polvilhar

Modo de Preparar:

Em uma vasilha grande peneirar a farinha. Adicionar o fermento, o açúcar e o sal e peneirar de novo. Em uma vasilha menor misturar o heavy cream e o leite. Adicionar à mistura de farinha e misturar vigorosamente até a massa se apresentar homogênea. Colocar a massa as colheradas (colher de chá) numa assadeira. Não é necessário untar. Assar em forno pré-aquecido a 232ºC (450ºF) de 12 a 15 minutos.

Rendimento: 18 unidades


Nota:
Mais informações sobre o heavy cream aqui.

15 de maio de 2011

Negrinho


Este mês a proposta Fases da Vida da Gina, Rosélia e Ruth traz a 3ª Fase: Adolescência. Fiquei pensando em como poderia ilustrar esta fase da minha vida, no tocante aos alimentos, e logo me veio a mente o meu docinho favorito: O Negrinho ou Brigadeiro para quem preferir.

No Rio Grande do Sul, de onde sou natural, Negrinho é o nome tradicional e que, ao meu ver, combina muito mais com o visual do doce. Mas este é apenas um detalhe de percurso. O que mais importa é que quase todo mundo aprecia muito esta gostosura.

Eu sempre fui apaixonada por este doce e, num belo dia, comprei um livrinho chamado Manual do Vovó Donalda, onde haviam várias receitas que eu era capaz de fazer, mesmo tendo ainda cerca de 11 ou 12 anos de idade.

Assim este foi o primeiro docinho que fiz sem medo de ser feliz. Ficou perfeito e, com o tempo, era requisitada para fazê-lo nas festinhas. Eu, feliz, sempre dava conta do recado.

Ainda hoje, faço para matar a vontade de comer, mesmo que não seja dia de festa. Obrigada meninas por me fazerem voltar ao tempo e reviver estes momentos de ingenuidade e simplicidade, onde tudo era possível.

Esta receita é básica e você pode multiplicá-la de acordo com a sua necessidade. O rendimento depende do tamanho que você fizer os docinhos. Em geral, com uma receita básica obtenho aproximadamente 50 docinhos.


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de chocolate em pó sem açúcar
1 colher de manteiga
Chocolate granulado
Forminhas de papel para docinhos


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes numa panela, misturar bem e levar ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, por 10 minutos, até desgrudar do fundo panela. Remover do fogo e deixar esfriar.

Untar as mãos com manteiga e fazer bolinhas no tamanho desejado. Cobrir com chocolate granulado e colocar nas forminhas.

10 de maio de 2011

Cassarola de Abobrinha


Esta cassarola é vegetariana, mas pode servir de acompanhamento para o seu prato de carne favorito, se você desejar. Veio da Cooking Light e já repeti incontáveis vezes, pois é uma ótima maneira para se aproveitar as abobrinhas.

Na receita origanal se utiliza a abobrinha amarela, que é tradicional do inverno, aqui nos Estados Unidos. Entretanto, já utilizei a abobrinha verde e também ficou muito boa.

A receita é bem rendosa, portanto sempre faço um pouco menos para nós aqui em casa.


Ingredientes:

1 colher sopa de farinha de pão OU rosca
1 colher sopa de queijo Parmesão ralado
1 colher sopa de manteiga derretida
2 xícaras de cebola picada
3 dentes de alho picados
12 xícaras de abobrinha em cubos (cerca de 1 1/2 Kg)
1/2 xícara de salsa picada
1 1/2 colher chá de sal
1 colher chá de tomilho fresco picado OU 1/2 colher chá de tomilho seco
1/2 colher chá de pimenta-do-reino
3 xícaras de arroz cozido (usei arroz integral)
3/4 xícara de queijo Gruyère ou Suíço ralado (usei Muzzarela)
3 ovos grandes ligeiramente batidos


Modo de Preparar:

Numa vasilha pequena misturar a farinha de pão, o queijo Parmesão e a manteiga derretida até formar uma farofa. Reservar.

Numa panela grande fritar a cebola e alho num fio de óleo. Adicionar a abobrinha e refogar até ficar levemente macia. Remover do fogo e colocar a salsa, o sal, o tomilho e a pimenta. Adicionar o arroz, o queijo Gruyère ou Suíço, os ovos e misturar bem. Colocar numa assadeira de 33 x 23 cm (13 x 9 inches) levemente untada com óleo. Por cima colocar a farofa.

Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até que a farofa esteja bem douradinha. Depois de pronta, deixar a cassarola repousar por 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 8 porções

8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!

Google Images


Que o dia de hoje possa ser maravilhoso e inesquecível!


7 de maio de 2011

Sem Comentários...


Google Images


No Magia na Cozinha não existirá mais a disponibilização de comentários, devido a minha falta de tempo para responder um a um. Se você tiver qualquer dúvida sobre as receitas ou desejar entrar em contato comigo, escreva, por favor, para o e-mail listado na barra lateral direita.

Obrigada!



5 de maio de 2011

Scones de Blueberry


Estamos na primavera, mas o calor está começando a chegar com força. Com o calor vem as blueberries. Então, nada como tirar partido do que está na estação e fazer estes scones para a hora do lanche.

Eu gosto muito de comê-los com uma boa xícara de café fresco, mas com um copo de uma bebida bem geladinha também fica muito bom. Eu sugiro o suco de sua preferência ou então esta sugestão de limonada.

A receita dos scones é a de sempre, onde apenas acrescentei blueberries frescas. Você só precisa ser cuidadoso para não estourar as frutinhas na hora de preparar a massa. Pegue leve. O aspecto final fica muito convidativo. Confiram!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de cremor tártaro
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
6 colheres sopa de manteiga
Raspas de laranja a gosto
1/8 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de blueberries frescas


Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 220ºC (425ºF). Forrar uma forma com papel vegetal.

2) Peneirar a farinha, o cremor tártaro, o bicarbonato de sódio e o sal numa tigela. Acrescentar as raspas de laranja.

3) Colocar a manteiga e misturar até formar migalhas miúdas. Colocar o açúcar e leite o suficiente para formar uma massa homogênea. Incorporar as blueberries.

4) Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar levemente. Dividir a massa em duas partes e formar um pequeno círculo com cada parte de cerca de 2 cm (3/4 inches) de espessura. Cortar cada porção em 6 partes e colocar na forma preparada. Pincelar com leite e polvilhar açúcar. Assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.