30 de dezembro de 2011

Torta de Côco


No Brasil as pessoas gostam de se vestir de branco para a passagem do Ano Novo, então, que seja tudo branco este ano!

Escolhi receitas já conhecidas e infalíveis, pois não é hora para grandes testes. Usei a minha massa de todas as tortas e o recheio do Bolo Prestígio. A cobertura é simplesmente chantilly pronto salpicado com côco ralado.


Ingredientes:

Massa:

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite de côco
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de côco
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


Calda:

1/2 xícara de leite
1 colher chá de essência de côco


Recheio:

1 1/2 clara de ovo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de côco ralado seco


Cobertura:

Chantilly pronto (usei Cool Whip)
Côco ralado fresco para polvilhar



Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite de côco, o óleo, as gemas e a essência de côco. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre 2 formas redondas de 20 cm (8 inches) untadas, cobertas com papel manteiga untado e enfarinhado.

Assar por cerca de 20 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Calda:

Numa vasilha pequena misturar o leite e a essência de côco. Reservar.


Recheio:

Numa panelinha, em fogo baixo, esquentar as claras por exatos 1 minuto e 15 segundos. Colocar as claras na batedeira e bater em neve até ficarem em ponto firme. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Desligar a batedeira e acrescentar o creme de leite e o côco e misturar até que todos os ingredientes estejam encorporados. Tapar a vasilha com papel filme e refrigerar até a hora de utilizar.


Montagem:

Colocar uma das massas de bolo sobre o prato de serviço. Furar a superfície com um palito e espalhar metade da calda. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda massa de bolo, que também deve ter sido furada com palito e umedecida com o restante da calda. Por cima espalhar a cobertura, cobrindo bem toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Por cima, espalhar um pouco de côco ralado. Manter refrigerado.


Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilkaqui.


FELIZ ANO NOVO!

25 de dezembro de 2011

Mini Cheesecakes de Doce de Leite


Nas festas de final de ano me apetece fazer uma boa receita de cheesecake. Quando vi esta sugestão da Claudia achei que seria perfeita, ainda mais feita em pequenas porções, o que torna a apresentação ainda mais elegante. 

Sem se falar na praticidade, considerando-se que eliminamos o problema de cortar e servir em pratinhos, facilitando, inclusive, na hora da limpeza. Cada porção é bastante satisfatória, mas você pode sempre repetir a dose.

Nos meus utilizei forminhas para muffins laminadas para dar aquele ar de festa e coloquei no meu prato de pesdestal favorito. Na hora de comer é só colocar uma colherada de iogurte natural, se você gostar.


Ingredientes:

Base:

100 g de biscoito do tipo Maria
3 colheres sopa de manteiga
1 pitada de canela em pó


Recheio:

200 g de creamcheese
120 g de Doce de Leite pastoso
2 ovos
2 colheres sopa de amido de milho



Modo de Preparar:

Base:

No processdor triturar os biscoitos até forma uma farinha bem fina. Colocar numa vasilha e acrescentar a manteiga e a canela até incorporar bem. 

Colocar 1 colher sopa da mistura no fundo das forminhas para muffins e pressionar bem com a ajuda de um copo para formar a base. Assar por 5 minutos a 180ºC (350ºF). Remover do forno e deixar esfriar. Reservar.


Recheio:

No processador misturar todos os ingredientes, exceto o amido de milho, até formar uma massa homogênea. Acrescentar o amido de milho e misturar apenas o suficente para se incorporar a massa. Distribuir a massa entre as forminhas preparadas. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 30 minutos ou até que as bordas estejam douradas e o centro ainda levemente mole.

Rendimento: 12 unidades


FELIZ NATAL!

20 de dezembro de 2011

Carne de Porco Assada


Para quem gosta de carne de porco, esta sugestão simples e fácil de se fazer é ótima tanto para o dia-a-dia quanto para dias de festa. Foi a primeira vez que fiz e foi aprovada por nós aqui em casa.

O corte que usei é próprio para ser feito assado, é macio e não contém ossos. 

Eu gosto de temperar na véspera e uso poucos temperos, mas você pode sempre incrementar um pouco mais se preferir. Convém não exagerar na dose, entretanto, pois a carne de porco assimila muito bem os temperos. Aqui less is more.


Ingredientes:

Carne de porco (usei pork loin tenderloin whole)*
Sal
Pimenta-do-reino
Louro
Suco de limão fresco


Modo de Preparar:

Colocar a carne limpa numa vasilha. Temperar com sal, pimenta, louro e suco de limão a gosto. Cobrir a vasilha com papel filme e levar para gelar da noite para o dia. No dia seguinte colocar a carne numa forma untada com papel alumínio untado em um pouco de óleo. Levar para assar em forno médio até que esteja bem douradinha e cozida por dentro. Remover do forno, deixar descansar por cerca de 10 minutos e fatiar.


* Nota:
Checando na net encontrei este guia para cortes de carnes que ainda não conhecia. É em inglês, mas vale conferir.


14 de dezembro de 2011

Bolo de Eggnog com Frutas


Na época de Natal adoro fazer bolos e o que mais surgir, usando frutas secas. Compro umas de excelente qualidade no The Fresh Market e não abro mão, pois faz muita diferença no produto final.

Passei um tempão procurando esta receita em minhas anotações e não encontrei nada. Depois me dei conta de apenas utilizei uma receita comum de bolo, onde substitui o leite por um Eggnog que estava na geladeira e acrescentei as frutas secas para dar um toque natalino.


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
4 colheres sopa de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
2 colheres chá de essência de baunilha
1 xícara de Eggnog
1/2 xícara de frutas cristalizadas



Modo de Preparar: 

Numa vasilha grande peneirar todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar o restante dos ingredientes na ordem apresentada, um a um e misturar. Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito. 

Nota:
Utilizei uma forma de pudim com 21 cm de diametro.

9 de dezembro de 2011

Vagem com Cebola Caramelizada


Esta é uma sugestão de acompanhamento que adoro fazer em dias festivos. Simples, mas um sabor que não deixa nada a desejar. Você  pode fazer a quantidade que desejar, enfim, de acordo com a sua necessidade e gosto pessoal.

A única coisa que tenho em mente é que sempre utilizo uma cebola grande e duas colheres de chá de açúcar refinado para a cebola caramelada. Vale lembrar que é preciso ter um pouquinho de paciência até a cebola caramelizar, o que leva cerca de, mais ou menos, uns 25 minutos.


Ingredientes:

Vagem picada na diagonal
Sal a gosto
Cebola picada
Açúcar refinado




Modo de Preparar:

Cozinhar a vagem em água e sal até ficar al dente. Reservar.

Numa frigideira grande, em fogo baixo, colocar um fio de óleo, a cebola e o açúcar. Deixar a cebola cozinhar, mexendo de vez em quando até caramelizar. Este processo deve durar cerca de mais ou menos 25 minutos.

Quando a cebola estiver caramelizada, colocar sobre a vagem e misturar. Servir.

4 de dezembro de 2011

Ano IV - Dia de Festa e Biscoitos de Amendoim


O tempo vai passando e quando vemos já é hora de comemorar mais um aniversário. Hoje é o quarto aniversário do Magia na Cozinha.

Ainda que eu ande ocupada com o trabalho e pouco tenha produzido, tenho conseguido manter o blog bem alimentado com receitas que venho testando ao longo do tempo.

O carinho e atenção de todos faz parte desta caminhada, a qual trilhamos juntos. Obrigada pelas visitas e comentários.

Esta é uma receita típica americana, mas veio de um blog bem brasileiro que aprecio muito visitar: O Quiche de Macaxeira da super simpática Luna.

Para esta receita usei manteiga de amendoim cremosa sem adição de açúcar da Smucker's. Eles tem vários tipos de manteiga de amendoim, o que é ótimo, pois agrada todos os paladares.

Achei que meus biscoitos ficaram meio gorduchinhos. Se preferir faça os seus mais magrinhos um pouco. Quanto ao sabor é tudo de muito bom para quem aprecia amendoim como eu. Teste e veja o que você acha!


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de manteiga de amendoim
1 ovo grande
1 colher chá de essência de baunilha


Forrar 2 formas retangulares com papel manteiga. Reservar.

Numa tigela misturar a farinha, o sal e o bicarbonato. Reservar.

Bater na batedeira a manteiga e os açúcares até a mistura se apresentar leve e fofa. Acrescentar a manteiga de amendoim e misturar. Acresentar o ovo e a essência de baunilha e misturar. Acrescentar a mistura de farinha e misturar até incorporar. Se a massa ficar muito pesada, misturar com uma colher de pau, a fim de não forçar a batedeira.

Distribuir bolinhas de massa pelas assadeiras do tamanho equivalente a 1 colher de sopa. Com a ajuda de um garfo molhado marcar os biscoitos em formato de grade. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 15 minutos ou até que a borda dos biscoitos comecem a dourar. Deixar esfriar bem.