25 de março de 2012

Mississipi Mud Pie



Para quem ama chocolate esta é uma sugestão que deve agradar. É tradicional do sul dos Estados Unidos e foi supostamente criada por donas-de-casa, depois da segunda guerra mundial. Os ingredientes são simples, assim como seu preparo.

Adaptei daqui. A base é um bolo de chocolate de textura delicada e fofa, acrescido de nozes tostadas. Por cima, para finalizar, uma camada rica de mashmellows pequenos salpicados por ganache de chocolate e mais nozes tostadas.

Um pequeno pecado mortal. Tem doçura na medida certa e o mashmellow depois de tostado, fica com uma textura que lembra queijo derretido em cima de uma pizza. Resista se puder!!

Com esta receita aproveito para participar da blogagem coletiva criada pela Akemi sobre o Dia Mundial do Chocolate, no dia 26 de março. Eu não sabia que este é o dia do chocolate, mas como boa chocólatra de plantão, adorei saber. Participem também!  


Ingredientes:

112 g de manteiga derretida
180 g de açúcar refinado
30 g de cacau 100 % sem açúcar
2 ovos levemente batidos
1/2 colher chá de baunilha
90 g de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
75 g de nozes picadas tostadas
150 g de mashmellows pequenos
50 g de chocolate meio amargo
25 ml de heavy cream OU creme de leite


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar a manteiga, o açúcar, o cacau, os ovos e a essência de baunilha. Reservar.

Em outra vasilha misturar a farinha de trigo, o fermanto e o sal. Adicionar à mistura reservada e acrescentar metade das nozes.

Colocar a mistura num pirex de 33 x 23 cm (11 x 9inches) levemente untado com óleo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 25 minutos.

Remover do forno, acrescentar os mashmellows e levar ao forno, de novo, por mais 5 minutos ou até que os mashmellows estejam douradinhos. Remover do forno e deixar esfriar completamente.

Numa panela pequena ferver o heavy cream, apagar o fogo e acrescentar o chocolate, mexendo bem, até que esteja completamente dissolvido. Colocar de maneira decorativa sobre os mashmellows. Salpicar com o restante das nozes.

8 comentários:

Akemi disse...

Claudia, muito obrigada pela participação no evento! Esta torta é uma riqueza de ingredientes, sabores e texturas! Só de imaginar o marshmallow derretido... hummmm! Bjss e um ótimo domingo!

Família Rodrigues disse...

parece muuuuuito gostoso


www.brunelanacozinha.blogspot.com

Susana disse...

Optimo aspecto e muito sugestivo.
Bjs

As Papinhas dos Babinhos

Fabiola disse...

Claudia, que tentação mesmo! Diz pra mim quem não gosta de chocolate! Essa torta dá água na boca. E realmente, os mashmellows derretidos dão uma textura deliciosa.
Beijos, boa semana.
Fabiola

Valentina disse...

Adorei o 'resista se puder'. Pela tua descriç#ao erá excelente para fazer para amigos como sobremesa de um jantar íntimo. Pequenas quantidades.

Claudia Lima disse...

O prazer foi meu Akemi! :)

Bruna eu gostei do resultado. Experimente quando puder!

Babinhos fico feliz que tenha gostado!

Fabíola acho que quase todo mundo aprecia chocolate. Eu amo!

Valentina, de fato, uma porção pequena é mais do que suficiente. Eu gostei muito do resultado.

Bjs :)

Unknown disse...

this
recipes is so good i have tried it at home. this foods is lovely.....

Claudia Lima disse...

Jhon I really like this recipe.
Give it a try! :)