21 de abril de 2012

Biscoitos de Aveia e Cranberries


Eu sempre levo alguns biscoitos para incrementar meu lanche no trabalho, pois preciso de muita energia para desempenhar bem minhas funções. Entretanto, carrego uma sensação de culpa por estar comendo biscoitos comuns e cheios de açúcar refinado, entre outras porcarias.

É mais fácil e dá menos trabalho comprar pronto, principalmente quando o tempo de que dispomos para estar na cozinha é pouco. Me lembrei desta receita e achei que posso utilizá-la, pelo menos, de vez em quando, a fim de ingerir algo mais saudável.

Nesta versão substitui as passas por cranberries e diminui o tamanho dos biscoitos para o equivalente a 1 colher de sopa, o que me rendeu 30 unidades. Acho que este tamanho menor também fica excelente para um chá ou café da tarde onde vamos servir mais iguarias. 


Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos finos
4 colheres sopa de açúcar mascavo
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
2 gemas passadas pela peneira
4 claras
4 colheres sopa de manteiga derretida
1 colher chá de essência de baunilha
4 colheres sopa de leite
1/2 xícara de cranberries 


Modo de Preparar:

1) Numa vasilha misturar os ingredientes secos. Reservar.

2) Em outra vasilha bater bem os ovos. Acrescentar o restante dos ingredientes molhados e misturar.

3) Colocar os ingredientes secos, exceto as frutas secas, na mistura de ovos e misturar somente até que todos os ingredientes estejam incorporados. Por último, acrescentar as frutas secas.

4) Colocar a massa num tabuleiro untado com a ajuda de um cookie scoop. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 20 minutos ou até que os biscoitos fiquem dourados.

Rendimento: 30 unidades


Nota:
Se a massa ficar muito úmida depois de misturada, aguardar alguns minutos antes de colocar no tabuleiro, a fim de que a aveia absorva um pouco do líquido contido na massa.

5 comentários:

Akemi disse...

Claudia, os cookies devem ter ficado mais saborosos com a troca que vc fez das passas pelos cranberries! Sem dúvida, um lanchinho bem mais nutritivo e gostoso! Bjss e boa semana!

Unknown disse...

Muito boa a receita parabéns !!!

http://culinariaporculinaria.blogspot.com

Valentina disse...

Claudia, com certeza bem, bem melhor que estas coisas compradas prontas cheia de químicos. Tenho uma versão parecida com damascos. adorei a idéia dos cranberries.

AndreaDomingas disse...

Oi Cláudia!

Gostei bastante da sua sugestão e concordo com você, que biscoitos feitos em casa são pelo menos mais saudáveis e não contém conservantes. E eu estava pensando que há tempos não faço biscoitos... Vou anotar a receitinha, e acho que farei também com cranberries, apesar de ser fã de passas.

Bjs

mewton disse...

gostei da receita visite meu blog http://saborfogao.blogspot.com