14 de dezembro de 2012

Bolo de Maçã


Nesta época de festas eu gosto de fazer bolos com frutas. Este é uma variação deste. Ficou ótimo para o hora do lanche. Pode ser servido com chantilly ou até mesmo uma bola de sorvete de creme. Você escolhe.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
4 colheres sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 ovo grande
1/2 xícara de buttermilk
1 xícara de maças picadas


Modo de Preparar:

Forrar uma forma redonda de 23 cm (9 inches) com papel manteiga, untar e enfarinhar. Reservar.

Numa vasilha misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reservar.

Em outra vasilha bater bem a manteiga e o açúcar. Acrescentar a essência de baunilha e o ovo e bater bem. Acrescentar a farinha reservada, em três adições, intercaladas com o buttermilk. Acrescentar a maçã e misturar levemente.

Colocar a massa na forma preparada e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 25 a 30 minutos ou até que passe no teste do palito.

Remover do forno e deixar esfriar completamente.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilk aqui.

6 comentários:

Alessandra disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
pimentinhas na cozinha disse...

olá minha amiga, cá estou para lhe deixar um desejo de um resto de domingo escelente e uma boa semana cheia de boas receitas. Embora eu nem sempre deixe rasto, o facto é que passo todos os dias pelos meus blogs preferidos e este seu consta da minha lista claro e hoje vejo que publicou mais uma delícia, beijinhos .....

Claudia Lima disse...

Obrigada pelo carinho Conceição :)

belinha disse...

Também gosto de bolos de frutas e costumo fazwr diversas vezes.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt

Marina disse...

Gosto muito de bolos que levam maçãs!
Este deve ser bom!
Tenho que experimentar!
Bjs :)
Marina
http://tacholimpo.blogspot.pt/

Claudia Lima disse...

Belinha adoro e gosto de aproveitar as frutas da estação. Fica tudo de bom!

Marina esta massa de bolo é fantástica e vc pode a vontade as frutas.

Bjs :)