Amanhã é Páscoa e decidi fazer uma sobremesa não muito chocolática, já que pretendo servir ovinhos de páscoa também. Levei um tempão para decidir, mas acho que esta sugestão que adaptei daqui tem tudo para ser uma ótima pedida.
Ainda não provei, estou no aguardo para dar um veredito final. Diminui a quantidade de açúcar da receita original por questão de preferência.
A massa é super fácil de fazer e de colocar nas forminhas, foi tiro e queda. Só é preciso ter cuidado na hora de desenformar as tartelettes para não quebrar, caso não estejam perfeitamente frias. Uma das minhas quebrou um pedacinho, o que eu remediei, colando com geléia.
O recheio lembra massa de cheesecake, pois leva queijo Mascarpone ou cream cheese. Eu preferi usar cream cheese. Usei heavy cream em vez de creme de leite. É também muito prático de ser confeccionado.
Para cobertura fiz uma quase geléia de morango caseira, com bem pouco açúcar. O ideal é provar a fruta e adoçar a gosto. A cor ficou fantástica!
Usei 4 forminhas de 10 cm de diametro com fundo removível da Wilton. Acho que cada tartelette pode ser tranquilamente dividida por 2 pessoas, pois é bem grandinha.
Aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa! :)
Ingredientes:
Massa:
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 pitada de sal
6 colheres sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (peneirar antes de medir)
1 ovo ligeiramente batido
Creme:
3/4 xícara de heavy cream bem gelado
3/4 xícara de cream cheese
1 colher sopa de açúcar de confeiteiro (peneirar antes de medir)
1 colher chá de essência de baunilha
Calda de Morangos:
250 g de morangos picados miúdos
1 colher sopa de açúcar refinado
Suco de limão
Massa:
Em uma tigela peneirar a farinha, o cacau e o sal. Misturar e reservar. No processador de alimentos colocar a manteiga e o açúcar e bater até obter um creme homogêneo. Acrescentar a mistura de farinha e pulsar até incorporar bem. Acrescentar o ovo e pulsar até obter um bloco de massa. Forrar as forminhas uniformemente com a massa. Furar o fundo com a ajuda de um garfo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 10 minutos. Remover do forno e deixar esfriar completamente antes de rechear.
Creme:
Em uma vasilha bater o heavy cream em picos médios. Reservar. Em outra vasilha bater o cream cheese, o açúcar e a essência de baunilha até ficar homogêneo. Acrescentar o heavy cream batido em 3 adições, misturando delicadamente.
Calda de Morangos:
Em uma panela colocar os morangos, o açúcar e o suco de limão. Cozinhar em fogo baixo, misturando, de vez em quando, até atingir o ponto desejado. Esfriar completamente antes de utilizar.
Montagem:
Colocar o creme dentro de cada tartelette, nivelar com uma espátula. Cobrir com a Calda de Morangos e levar para gelar até a hora de servir.
♥♥♥ FELIZ PÁSCOA ♥♥♥
9 comentários:
Olá,
A sobremesa parece está uma delicia.
Feliz Páscoa pra você e toda a família.
Beijos
Deve ter ficado uma delicia.
Páscoa Feliz.
Beijinhos
Claudia, depois conta do sabor. Amei o teu recheio. Jaá sabes do meu dilema com a minha e estou pensando em adaptar usando o teu recheio. Acho que vai dar certo.Que o almoço seja ótimo.
Amigas as tortinhas ficaram muito gostosas e leves.
Quem prefere sobremesas mais doces, pode acrescentar um pouco mais de açúcar.
No máximo, eu faria a calda um pouquinho mais doce.
Feliz Páscoa :)
Uma deliciosa e bonita sugestão, kiss
Obrigada Susy :)
Oi Claudia!
Esse sua receita é muito bacana! Adorei principalmente a massa da tartelete! Normalmente vejo essas massas sempre feitas com biscoitos OREO e manteiga. Acho muito pesado. Uma receita simples, que devo fazer em uma forma grande... não tenho ainda essas forminhas de tarteletes...
Bjs
Oi, Cláudia, como vai?
Mudei de residência, finalmente, depois de mais de 3 meses de preparações...
Tenho certeza que ficou ótima e não acrescentaria açúcar, está do nosso jeito.
Beijos e boa semana!
P.S.: Espero conseguir retomar a rotina do blog...
Andrea eu tb gostei da massa, pois não preciso me preocupar de ter biscoitos em casa. Facilita na hora de fazer.
Da próxima vez quero fazer numa forma única, mas as formas pequenas são super fofas!
Gina felicidades na sua nova moradia!
Esta é uma boa sobremesa para quem não quer abusar muito do açúcar.
Embora sem tempo de comentar, sempre confiro suas sugestões.
Bjs :)
Postar um comentário