5 de dezembro de 2007

Bolo de Iogurte e Frutas Diet


Eu e meu marido procuramos comer o mais saudavelmente possível: Eu porque já fui gorda e ele por causa da pressão alta (o açúcar aumenta rápido a pressão dele).

Então, durante a semana, normalmente, optamos por comer sobremesas, doces e bolos dietéticos. Deixamos as delícias engordiets para o final de semana ou ocasiões especiais.

Vivo procurando receitas que eu possa transformar em diet ou light. Não é fácil, pois nem sempre funcionam muito bem. Mas quando dá certo, fico super feliz!

Esta receita é uma adaptação de uma receita já existente. Eu gosto muito de fazer isso: Adaptar receitas para a minha realidade. Dai acabo criando uma nova versão. Estou falando do Bolo Verde.

A receita original já existe nas 2 versões, ou seja, a comum e a dietética, dai não precisei quebrar a cuca. A comum eu ainda não provei, optei pela dietética.

A receita dietética é muito boa. Eu até me surpreendi, pois o bolo fica super úmido e é muito gostoso. Para o bolo ficar verde se usa gelatina de limão, o que eu achei que dá um gosto um pouco artifical.

Para esta versão, eliminei a gelatina e acrescentei 1 xícara de frutas secas variadas. Fiz isto pensando na época de Natal, onde bolos com frutas ficam em voga.

A cobertura é super simples também. Tirei a idéia de uma receita postada pela Roseane na Comunidade Culinária - Receitas (Orkut).

As receitas originais com fotos estão aqui:

Bolo Verde Tradiconal



Ingredientes:
4 ovos inteiros
1 copinho de iogurte natural desnatado
½ medida (do copo do iogurte) de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de adoçante Splenda (Sucralose)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara, mais ou menos, de frutas secas variadas


Modo de Preparar:
Bater no liquidificador os 3 primeiros ingredientes. Reservar. Numa tigela à parte, colocar o restante dos ingredientes. Despejar os ingredientes batidos sobre a mistura seca. Misturar. Acrescentar as frutas secas envoltas em um pouco de farinha de trigo. Misturar. Colocar em uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada.
Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito esse saia limpo.


Nota:Alguns adoçantes pedem que o forno esteja frio ao se começar a assar o bolo. No caso da Splenda pode ser pré-aquecido.


Cobertura:

1 xícara de leite de côco light
1 colher (sopa) de adoçante Splenda
1 colher (sopa) de maisena


Modo de Preparar:

Colocar os ingredientes numa panelinha. Cozinhar até levantar fervura, mexendo sempre. Aplicar ao bolo imediatamente.


Nenhum comentário: