30 de abril de 2013

Pão de Centeio com Passas


Quando eu vivia no Brasil, costumava comprar Pão Integral com Passas. Era um pão enorme e delicioso e eu consumia com frequüência.

Quando vi esta receita, quiz logo experimentar. Foi também uma excelente maneira de aproveitar um pouco de farinha de centeio que havia ma despensa. 

O pão ficou bom, mas aconselho que seja consumido o mais brevemente possível, pois resseca um pouco com o passar dos dias.

Adaptei a receita daqui.


Ingredientes:

1 xícara de farinha de centeio
2 xícaras de farinha de trigo para pães
1 colher sopa de açúcar refinado
1 colher chá de sal
1 pacote de fermento biológico seco (7 g)
1 xícara de iogurte natural
1 colher sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo inteiro
1/2 xícara de passas


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar as farinhas, o açúcar, o sal e o fermento. Reservar.

Numa vasilha de vidro (uso um medidor com capacidade para 2 xícaras daPirex) misturar o iogurte e manteiga. Levar ao micro ondas por uns 30 segundos. Colocar sobre os ingredientes secos. Acrescentar o ovo e misturar tudo muito bem. Por fim acrescentar as passas.

Colocar a massa em uma assadeira própria para pães untada e polvilhada e enfarinhada. Polvilhar o pão com farinha branca e fazer um corte na massa, com a ajuda de uma faca de serra, no sentido do comprimento. Cobrir a forma com um pano de cozinha limpo e deixar descansar até dobrar de volume em lugar livre de correntes de ar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Colocar o pão no forno e assar por 10 minutos. Depois deste período baixar a temperatura para 190ºC (375ºF). Assar até que o pão esteja bem douradinho. Remover do forno e deixar esfriar antes de fatiar.

4 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Tem um aspeto delicioso!
Bjs

Claudia Lima disse...

É verdade Lurdes! :)

Valentina disse...

Claudia , vi esta foto do pao fatiado e me apaixonei. Lindo que ficou. Estava la na Verena e ela tambem andou fazendo coisas lindas no campo pão.

Claudia Lima disse...

Valentina eu sou super fã de pães caseiros e não me canso de testar novas receitas.
A Verena é craques nas sugestões de pães!
Bjs :)