15 de junho de 2014

Mugunzá


Pensando nas Festas Juninas do Brasil, resolvi fazer Mugunzá para experimentar. Em geral, utilizo o milho branco, mas, desta vez, quiz experimentar com o milho amarelo.

Utilizei a receita de sempre, apenas trocando o milho branco pelo amarelo. Ficou saboroso, mas eu confesso que prefiro o paladar do milho branco. No entanto, foi válido para poder conferir a diferença.

Como eu não tenho panela de pressão, cozinhei o milho numa crockpot, panela de cozimento lento, por 2 1/2 horas, nível alto OU 5 horas, nível baixo. Leva menos tempo que o feijão. Na panela de pressão eu não sei dizer quanto tempo leva para a canjica ficar pronta.

Uma ótima receita para se espantar a fome e o frio, se for servido quentinho.


Ingredientes:

xícara medidora: 240 ml

1/2 Kg de milho amarelo para canjica
5 xícaras de leite
Açúcar a gosto
1 pau de canela
6 cravos
Canela para polvilhar


Modo de Preparar:

Escolher e lavar o milho. Colocar numa panela crockpot e cobrir com água, deixando livre cerca de 2 dedos da borda de cima da panela para evitar transbordamentos. Deixar de molho de um dia para o outro. Cozinhar o milho durante 2 1/2 h, nível alto OU 5 h, nível baixo ou até ficar macio. Escorrer a água.

Numa panela grande colocar o milho cozido, o leite, o açúcar e as especiarias para cozinhar em fogo médio, até que o leite fique na consistência desejada. Não deixar secar demais. Quando estiver pronto, apagar o fogo e colocar numa tigela. Servir quente ou gelado, polvilhando canela a gosto.

3 comentários:

CRIKA disse...

Comidas típicas de festa junina são deliciosas. Eu gostei muito da sua receita e a foto deu água na boca!!! Boa semana!!!! Beijinhos

Valentina disse...

Claudia, cheguei aqui e senti saudade. Sou cearense de nascimento, embora so tenha morado la ate os 3 anos de idade. mas meus pais são cearenses e crescemos comendo mugunza. Que saudade que deu ao ver o teu. Vou ja atras la no supermercadinho brasileiro em Londres.

Claudia Lima disse...

Obrigada Crika! Eu tb adoro os pratos típicos desta época!

Valentina ainda bem que vc encontra os ingredientes por ai. Aqui nos EUA tenho varias lojas que facilitam a minha vida.

Bjs amigas :)