30 de dezembro de 2011

Torta de Côco


No Brasil as pessoas gostam de se vestir de branco para a passagem do Ano Novo, então, que seja tudo branco este ano!

Escolhi receitas já conhecidas e infalíveis, pois não é hora para grandes testes. Usei a minha massa de todas as tortas e o recheio do Bolo Prestígio. A cobertura é simplesmente chantilly pronto salpicado com côco ralado.


Ingredientes:

Massa:

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite de côco
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de côco
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


Calda:

1/2 xícara de leite
1 colher chá de essência de côco


Recheio:

1 1/2 clara de ovo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de côco ralado seco


Cobertura:

Chantilly pronto (usei Cool Whip)
Côco ralado fresco para polvilhar



Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite de côco, o óleo, as gemas e a essência de côco. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre 2 formas redondas de 20 cm (8 inches) untadas, cobertas com papel manteiga untado e enfarinhado.

Assar por cerca de 20 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Calda:

Numa vasilha pequena misturar o leite e a essência de côco. Reservar.


Recheio:

Numa panelinha, em fogo baixo, esquentar as claras por exatos 1 minuto e 15 segundos. Colocar as claras na batedeira e bater em neve até ficarem em ponto firme. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Desligar a batedeira e acrescentar o creme de leite e o côco e misturar até que todos os ingredientes estejam encorporados. Tapar a vasilha com papel filme e refrigerar até a hora de utilizar.


Montagem:

Colocar uma das massas de bolo sobre o prato de serviço. Furar a superfície com um palito e espalhar metade da calda. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda massa de bolo, que também deve ter sido furada com palito e umedecida com o restante da calda. Por cima espalhar a cobertura, cobrindo bem toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Por cima, espalhar um pouco de côco ralado. Manter refrigerado.


Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilkaqui.


FELIZ ANO NOVO!

6 comentários:

Claudia disse...

Clauzinha, querida, um beijo e feliz ano novo para vocês. O bolo de coco ficou muito lindo. Bolo todo branco é lindo demais.

Até o ano que vem!!

Claudia

Claudia Lima disse...

Obrigada Claudia!
Espero que 2012 seja um ano maravilhoso para vcs. Tudo de muito bom!
Bjs :)

Valentina disse...

Amei amei amei o toque da decoracao que destes nas laterais. Me ensina!!! beijocas

Claudia Lima disse...

Obrigada Valentina!
Basta vc usar uma espátula própria para cobrir bolos. Coloque o chantilly de baixo para cima e o desenho automaticamente se forma.. Tb gosto muito do resultado. É simples e elegante.
Bjs :)

Unknown disse...

ummmmmm yummmyyy recipes

Claudia Lima disse...

Jhon thank you :)