26 de agosto de 2008

Cubanitos no Chá da Tarde


Este mês o desafio do Chá da Tarde, das queridas Leila e Cris, propõe a criação de Sanduíches e Canapés. Que delícia, não é mesmo? Quem não aprecia um bom tira-gosto? Eu adoro!

Folheando o catálogo do Supermercado Publix, que freqüento ocasionalmente, encontrei muitas sugestões interessantes e de excelente apresentação, mas eu queria dar um toque pessoal e não apenas copiar a sugestão.

Então, desenvolvi esta idéia super simples e informal, porém não menos saborosa: Os Cubanitos. O nome não é um charme? O nome eu roubei hehe... Pode, né?

Os Cubanitos originais são feitos com pão cubano e uma composição de frios, mas eu queria um recheio mais úmido e saboroso.


O Pão Cubano é um pão branco bem fofinho em formato de bisnaga. Se estiver quentinho, então, se corre o risco de comer todinho numa sentada... Fica realmente ótimo na composição deste sanduíche.

Como é chamado de Pão Cubano, eu suponho obviamente que seja um tipo de pão normalmente consumido neste país.

Para rechear os pães optei por um Patê de Ovos, que eu já estava à horas para experimentar, pois meu marido aprecia muito. Aqui se encontra pronto no supermercado, mas nada como um feito em casa e com produtos realmente frescos. A receita tirei do Guia de Receitas da UOL e é da culinarista Mirian Soro.

Eu fiz apenas metade da receita do patê, pois somos só dois em casa. Utilizando o pão inteiro, obtive um rendimento de cerca de 9 sanduíches, o que certamente é variável, dependendo do tamanho que se cortar as fatias. Fica a gosto.

O patê além de ficar com um colorido bonito é mais gosotoso do que eu esperava. Funcionou muito bem como recheio para estes sanduíches. Certamente vou repetir a dose outras vezes.

Ainda que simples enfeitam qualquer mesa com seu look festivo!


Ingredientes:

Sanduíches:

Pão Cubano
Presunto
Patê de Ovos
Palitos de Festa
Azeitonas


Modo de Preparar:

Cortar o pão em formato de zig-zag, a fim de formar fatias em formato triangular. Cortar as fatias ao meio. Sobre a parte de baixo da fatia, colocar um pedaço ou mais de presunto também cortado em formato trinangular. Por cima colocar o Patê de Ovos. Cerca de 1 colher de sopa é suficente para evitar que se esparrame demais para fora do sanduíche. Fechar o sanduíche com a parte de cima do pão. Espetar um palito de festa e uma azeitona, a fim de prender o sanduíche, dando um acabamento decorativo. Colocar os sanduíches num prato apropriado e servir.



Patê de Ovos:

Ingredientes:

10 ovos cozidos e descascados
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 colher (sopa) de salsa picadinha
1 cenoura ralada
1/2 cebola ralada
250 g de maionese
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Em uma tigela colocar os ovos e amassar com um garfo, sem ficar uma pasta. Misturar com os demais ingredientes e utilizar a seguir.
Rendimento: 4 xícaras


O Patê de Ovos é versátil e pode ser utilizado na mesma reunião para ser servido como um dip com biscoitinhos salgados. Fica uma delícia!


Notas:
O sabor do patê fica melhor no segundo dia. Sugiro, então, que se faça de véspera. Deve-se ter bastante cuidado com o sal, pois as azeitonas, normalmente, já contém bastante sal. É melhor colocar um pouco e deixar para retificar antes de servir.


30 comentários:

Home Made Chef De Cordeiro disse...

Agora sua receita de torta pode ganhar prêmios. Saiba mais detalhes acessando o Mirepoix: http://chefdeboracordeiro.blogspot.com

Participe do concurso Cantinho da Torta e Boa Sorte!

Aline Neme disse...

Claudia, a sanduiche está maravilhoso e foto dgna de revista!

Adorei!

Bjundas

Claudia Lima disse...

Aline obrigada peka visita e elogio!
Que bom que vc gostou. Apareça sempre.
Bjs :)

Cris disse...

Assim não vale... fiquei aguada para comer este sanduíche! Este que é o cuban sandwich que falam? Gracias!

Odete disse...

Claudia, seus cubanitos ficaram linditos. E que apresentacao chic!
bjs

Claudia Lima disse...

Cris este eu mais ou menos inventei e ficou muito gostoso!

Odete obrigada pelo elogio!

Bjs :)

Agdah disse...

Eu costumava ir muito ao Publix quando passava férias na Flórida. Lindas fotos.

Claudia Lima disse...

Agdá que bom que gostaste das fotos!
De vez em quando dou uma passdinha no Publix, mas mais para algumas emergencias, pois em geral os produtos são mais caros.
Gosto de pegar as revistas com receitas que eles distribuem mensalmente. Tem receitas ótimas que sempre aproveito.
Bjs :)

Sabrina disse...

Adorei o patê de ovos, nâo conhecia... Parabéns pela sugestão, ficou tudo muito lindo.
Beijos

Claudia Lima disse...

Sabrina obrigada! Agora vc tem uma novidade para experimentar. Espero que goste.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Quando vi o nome achei que estavas a fumar um charuto cubano eh eh
Afinal é algo mais saudável e bem mais saboroso :)

Natural Naturalmente disse...

Que fotografias, adorei. a sanduiche, esta maravilhosa.
Parabens
Márcia

Claudia Lima disse...

Ameixinha tive que rir! Hehehe Imagine só eu fumando um cubano no meio do Chá! Hehehe
Eu adoro este sanduíche!

Marcia muito obrigada!

Bjs :)

Valeria disse...

Cláudia
Adorei os seus cubanitos !!Fiquei super curiosa em relação à textura do pão que pra mim é uma novidade!!
Bjs

Eli disse...

Me encantei com o sanduiche e a foto está linda!

Glau disse...

Claudinha, que delícia! Os comentários da ameixinha são sempre ótimos!

Bjos querida, Glau

Mari Rezende disse...

Menina, o que é esse patê de ovos, heim? Céus! Tô babando aqui! Sou apaixonada por patês, como até não dar conta mais, hehehehe...

Beijinhos!

Claudia Lima disse...

Valeria este pão é bem fofinho, eu gosto muito. Até no segundo dia fica macio, não é do tipo que endurece.

Eliana obrigada!

Glau concordo plenamente com vc. Sempre me divirto com a Ameixinha! É muito divertida!

Mari se vc é fã de patês certamente vai gostar deste. Fica muito bom! Bós adoramos!

Bjs queridas! :)

Margarida disse...

Adorei esse paté de ovos Claudia! Bem diferente do que estamos habituados! E os cubanitos estão bem apetitosos!
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Já pensou em quanta coisa gostosa não vai ter neste chá, esta é uma parte que adoro. Uma deliciosa idéia estes Cubanitos.
Bjs!

Claudia Lima disse...

Obrigada margarida! Nós aqui adoramos este patezinho. Tem um gostinho de festa!

Lu nem me fale! Eu fico com água na boca de ver tantas coisas gostosas e criativas sendo mostradas.
Que bom que gostaste dos Cubanitos!

Bjs amigas! :)

Betechef disse...

Obrigada pela visita!
Esse sanduíche esta divino, sem falar no patê de ovos que deve estar delicioso.Adorei a sugestão.
Bjs!

Claudia Lima disse...

Bete obrigada pela visita e pelo elogio! Volte quando quiser.
Eu adorei a sua sugestão e já copiei para testar.
Bjs :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Amiga, que gostosura... Deu até fome!

bjsssssssss

Claudia Lima disse...

Anita obrigada! Tb estou faminta. Se ainda tivesse um pouquinho iria correndo comer!
Bjs :)

Ana disse...

que bela sugestão de sanduíche para as festinhas.

Bjks

edinha disse...

Adorei estas sandes .
O patê de ovo deve ser delicioso
Beijinho

Sushi disse...

Oi Tia Claudia, esses cubanitos estao apetitosos, mas leva tanto ovo! Nao sei se mommy vai dar conta, talvez ela faca meia receita. Tem uma "tag" pra vc no meu blog! bjs

Claudia Lima disse...

Gulodices obrigada pela vista e pelo elogio! Apareça sempre!

Obrigada Edinha. Nós aqui viramos fãs!

Sushi que bom que gostou! Diga a sua mãe que ela pode fazer apenas a metade da receita. Foi o que eu fiz.
Depois te farei uma visitnha.

Bjs :)

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues estão abertas.

www.maonamassablogue.blogspot.com