6 de agosto de 2008

Pão de Macaxeira e Lingüiça


Ao me deparar com o novo desafio do Colher de Tacho me dei conta de que exploro muito pouco a macaxeira, quando existem uma série de receitas deliciosas para se aproveitar.

Na minha terra, no Rio Grande do Sul, no Brasil, chamamos macaxeira de aipim. E na minha casa, infelizmente, a minha mãe também sempre explorou muito pouco esta delícia tão brasileira. Em geral, sempre comíamos cozida ou frita e olhe lá. Ela cozinha muito bem, mas nunca foi de perder muito tempo na cozinha. Eu já me atrevo mais.

Levando-se em conta este quadro trágico-cômico, eu não tinha nenhuma receita especial na manga para este evento. Tive que pesquisar e encontrei diversas sugestões maravilhosas e muito fáceis de preparar.

Esta receita foi postada por Ildeu na Comunidade Culinária-Receitas (Orkut) e é da Margarina Doriana. A receita dá para dois pães, mas eu só fiz um, ou seja, fiz a metade da receita.

Resolvi optar por este pão, pois adoro pães feito em casa. Além do que, estou tentando desenvolver a minha habilidade para fazer pães. Sempre tive medo de não me sair bem, mas estou criando coragem e vencendo meu medo.


A macaxeira que se encontra aqui nos EUA é diferente da do Brasil. Ela vem da América Central e está longe de ser gostosa como a do Brasil, mas é a que temos a disposição aqui. Então, o jeito é encarar e fazer o melhor que se pode.

Foi a primeira vez que fiz esta receita e gostei muito da experiência. O sabor do pão em si é maravilhoso, nem precisaria do recheio. Mas a lingüiça dá um toque especial, realçando o sabor do pão. O look também fica muito bonito, já que ele é enrolado como se fosse um rocambole.

Fica então a minha simples, mas saborosa sugestão! Com uma xícara de café fresquinho não é preciso mais nada...


Ingredientes:

macaxeira ralada

Massa:


2 tabletes de 15g cada de fermento biológico (usei do biológico seco)*
2 colheres sopa de açúcar
1 xícara de água morna
100 g de margarina (usei manteiga)
2 ovos
1 colher chá de sal
200 g de macaxeira crua ralada no ralo fino
5 xícaras de farinha de trigo
1 ovo batido para pincelar
Manteiga para untar

lingüiça ralada


Recheio:


300 g de lingüiça calabresa moída (usei de peru defumado ralada)


Modo de Preparar:

Massa:

1) Untar duas formas de 10X28cm para Bolo Inglês e reservar.

2) Eu uma tigela misturar o fermento, o açúcar e a água morna até dissolver.

3) Juntar a margarina, os ovos, o sal, a macaxeira e misturar.

4) Adicionar, aos poucos, 4 1/2 xícaras da farinha, misturar e sovar a massa até ficar maleável e desprender das mãos. Dividir a massa em 2 partes.

5) Espalhar o restante da farinha sobre uma superfície lisa e abrir uma parte da massa com um rolo. Espalhar metade da lingüiça e enrolar como rocambole, prendendo bem as pontas.

6) Colocar na forma reservada, cubrir e deixar crescer até dobrar de volume, por cerca de 30 minutos. Repetir a operação com o restante da massa.

7) Pré-aquecer o forno em temperatura média (180ºC).

8) Pincelar a superfície dos pães com o ovo batido e levar ao forno por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície. Servir em seguida.


Nota:

Quando for substituir o fermento biológico fresco pelo fermento biológico seco, dividir por 3 a quantidade usada de fermento biológico fresco:

30 g fermento fresco : 3 = 10 g fermento seco

Como fiz a metade da receita, deveria, então, utilizar 5g de fermento biológico seco. Como aqui nos EUA cada pacotinho tem 7 g, utilizei um inteiro, ultrapassei 2 g.


25 comentários:

laila radice disse...

claudia q lindo seu pao ficou!! q bela contribuição!! bjs

Claudia Lima disse...

Laila obrigada pela visita e pelo elogio ao pão. Ficou muito gostosinho sim. Já foi todo!
Bjs :)

Filipa disse...

Claudia, o pão está com um aspecto fantástico! Que boa contribuição sua.

beijinhos

Elvira disse...

Um dos pães mais apetecíveis que já vi! Ficou lindo mesmo. :-)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Depois de um longo período de Hibernação.... Estou de volta ao "Mundo Internético"...hehehe

Quanta coisa gostosa amiga... adorei a dica da Macaxeira, nota 10pela receita e pela imagem, como sempre...

beijos... ;)

Claudia Lima disse...

Filipa obrigada! Ficou muito fofinho e saboroso. Na justa medida.
Espero que tb participes com suas ótimas idéias!

Elvira obrigada! Vindo de vc é um grande elogio, ainda mais que foi a minha primeira experiência com este tipo de pão. Eu recomendo!

Anita obrigada! É ótimo vê-la de volta à blogosfera. Estava com saudades das suas receitas sempre maravilhosas. Aproveite e participe deste evento tb!

Beijinhos a todas!

ameixa seca disse...

Para mim é mandioca e é tão bom :)
Uma perguntinha: quando ralamos a mandioca temos que retirar o fio central também ou nem se nota?
Ficou lindo o pão ;)

Claudia Lima disse...

Ameixinha obrigada!
A mandioca ao ser ralada é crua e se tiver o fio no pedaço que vc vai ralar é só retirar.
Eu pesei a mandioca antes de ralar. O pedaço era bem pequeno e fiquei até me questionando se renderia uma boa quantidade, mas ao ralar rendeu sim.
Bjs :)

Iliane disse...

maravilha de pão Claudia..amei a receita..que tá anotadissima..voltando de ferias com uam receita maravilhosa..parabens

Luciana Macêdo disse...

Receitas com mandioca sempre merecem destaque, uma deliciosa contribuiçaõ para o Rei da Quinzena.
Para mim o problema está no ralar a mandioca, sempre vão-se os dedos, as unhas...preciso encontrar alguém para fazer a pior parte, porque a melhor...que é comer o pãozinho aparece aos montes.
Bjs!

Claudia Lima disse...

Obrigada Iliane! Que bom que gostaste. Eu achei uma delícia, ainda não havia provado. Achei que valeu a pena a experiência.

Obrigada Luciana! Felizmente ainda não tive acidente nenhum com o ralador. Nem me fale. Ralar é meio chatinho, mas como a quantidade é pouca, vale a pena!

Bjs :)


Bjs :)

Margarida disse...

Adorei esse pão! Também gosto muito depão feito em casa mas agora de verão é impossivel. Estou desejando que chegue o inverno para voltar a ter o cheirinho do pão quente pela casa toda!
Bjs

Leila disse...

Cláudia, teu pao ficou lindo!!!
uma excelente contribuicao para o colher de tacho.
beijinhos

de uma passadinha lá no blog.

Claudia Lima disse...

Obrigada meninas!

Margarida o meu fogão é elétrico e não esquenta muito a cozinha, dai ajuda.
Nas horas de calor extremo temos o ar condionado central, que ajuda bastante tb. Dai não tenho desculpa hehe

Bjs :)

Leila disse...

Claudinha! Parabens e obrigado por participar do desafio. estava esperando voce ver para pedir que me escreva um email com teu endereco para enviar o premio.
beijinhos

Cris disse...

Claudia, adoro pães e de mandioca acho que nunca comi! Ficou lindo, o efeito rocambole ficou 10! E parabéns por vencer o evento Chá da tarde! Beijos!

Claudia Lima disse...

Leilinha fiquei super feliz com o resultado do concurso!
Já te enviei um e-mail com o endereço.
Obrigada!

Cris eu tb ainda não havia comido pão de mandioca que me lembre e gostei muito. Ele fica bonito para um dia festivo tb, eu achei.
Participar do concurso foi um grande prazer e já vou me preparar para o próximo desafio!

Bjs :)

Dani Bros disse...

Oi Claudia que lindo seu pão, arrasou!!!
Boa sorte para vc também.
Bjks

Claudia Lima disse...

Donna Dani obrigada pela visita e pelo elogio!
Será que haverão mais receitinhas com pães além dos nossos? Vamos aguardar. Estou louca para ver!
Bjs :)

Lua Limaverde disse...

Deu vontade de fazer, viu? E de comer, é claro! Ótima contribuição para o evento. Aliás, parabéns pelo prêmio do Chá da Tarde!!! Bjs!

Claudia Lima disse...

Obrigada Luna! Que bom que gostaste!
Parabéns a vc também pelo segundo lugar. Eua dorei a sua seugestão! Nota 10!
Bjs e bom findi! :)

Heidi disse...

Claudia,

Grata por sua visita, espero que volte sempre ok! Este pão está lindo, que maravilha de receita. Abraços.

Claudia Lima disse...

Obrigada pela visita tb Dinha.
Vou visitá-la outras vezes sim.
Bjs e boa semana :)

Eli disse...

Eu fiz um pão de mandioca um tanto diferente mas agora vou me aventurar na sua receita, está super lindo seu pão!

Claudia Lima disse...

Obrigada Eliana pela visita e pelo elogio! Ficou muito saboroso. Foi a primeira vez que fiz.
Bjs :)