27 de agosto de 2008

Torikatsu Chicken


A Akemi, do Pecado da Gula, criou este delicioso evento para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Fiquei sabendo há poucos dias e quiz dar minha contribuição ainda que simples.

Eu adoro comida japonesa, com excessão dos itens crús, e sempre que tenho oportunidade gosto de ir a um bom restaurante japones. Fazendo uma retrospectiva, acho que nunca cozinhei nenhum prato desta cultura, apenas já utilizei alguns poucos ingredientes, talvez comuns a muitas cozinhas.


Esta sugestão é da chef americana Sara Moulton, também grande apreciadora da Culinária Japonesa. Como a Torikatsu Chicken é frita e ela gostava de comer com bastante freqüência, ela resolveu adicionar suco de limão ao marinado e fritar em pouco óleo, tornando o prato assim mais leve.

Eu achei a sugestão maravilhosa e quiz experimentar. É uma receita simples e saborosa para uma refeição simples e despretenciosa. O frango fica úmido do marinado e crocante da cobertura. Esta versão utiliza três ingredientes bastante utilizados nos pratos japoneses: O shoyo, o panko e as sementes de gergelim. Tudo que eu quero e adoro!



Dos três ingredientes, o Panko era o menos conhecido para mim. E para quem não conhece, trata-se de uma farinha de pão bem miudinha e clara, podendo inclusive ser feita em casa. No final da receita há a versão caseira, prática e fácil de ser feita, caso alguém não encontre o produto no supermercado.

Eu servi os filés com arroz de jasmim, brócolis cozido em água fervente por 2 minutos e uma Salada de Beterraba e Maçã que será publicada no próximo post. Ficou tudo maravilhoso e esta receita fará parte do meu repertório daqui para frente com certeza!


Ingredientes:

1/2 xícara de suco de limão fresco (2 ou 3 limões)
1/4 xícara de shoyo
4 peitos de frango sem pele cortados finos
1/3 xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino
2 ovos levemente batidos
1 1/4 xícara de Panko
1/4 xícara de sementes de gergelim
5 colheres sopa de óleo
Fatias de limão para guarnecer




Modo de Preparar:

Colocar o suco de limão e o shoyo num saco plástico, adicionar o frango e deixar marinar por 15 minutos em temperatura ambiente, movimentando o saco de vez em quando.

Dispor 3 vasilhas: Uma com farinha temperada com 1/2 colher chá de sal e 1/4 colher chá de pimenta. A segunda com os ovos e a terceira com a mistura de Panko e das sementes de gergelim.

Remover o frango do marinado e escorrer o excesso. Descartar o marinado. Cobrir o frango levemente com a farinha. Colocar nos ovos e escorrer o excesso. Cobrir bem com a mistura de Panko.

Numa frigideira aquecer em fogo alto a metade do óleo. Reduzir o fogo e colocar o frango na frigideira. Cozinhar por 6 minutos e adicionar o restante do óleo. Virar o frango e cozinhar por mais 6 minutos ou até que esteja dourado no segundo lado e devidamente cozido por dentro. Remover da frigideira e servir, guarnecendo com fatias de limão se desejar.

Rendimento: 4 porções


Farinha de Pão Panko (versão caseira)

Colocar 4 fatias de pão de forma branco sobre uma grade descobertas por uma hora. No meio meio do tempo virar as fatias para o outro lado.

Pré-aquecer o forno a 93ºC (200ºF). Ralar o pão num ralador manual. Colocar as migalhas numa forma e levar ao forno por 20 minutos, checando de vez em quando para se certificar de que não escureçam. Desligar o forno e deixar as migalhas de pão dentro do forno para que continuem a secar, enquanto o forno esfria. Depois, guardar num recipiente bem vedado por até 2 meses.

Rendimento: 1 xícara

Notas:
  • Temperei o frango com sal e pimenta-do-reino de véspera.

  • Ao invés de temperar a farinha, temperei os ovos batidos com sal, pimenta-do-reino e um pouco de alho em pó.

  • Os meus filés eram meio gordinhos, dai fritei, deixando dourar bem e depois levei ao forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por mais 15 minutos.

22 comentários:

Natália Eleutério disse...

Aposto que ficou um frango super delicioso, bjs

Claudia Lima disse...

Nani superou as minhas expectativas. Eu adorei!

Bjs :)

ameixa seca disse...

Bela participação ;) Ficou lindo esse prato!

Sabrina disse...

Eu também adoro comida japonesa, esse eu não conhecia, deve ter ficao bem saboroso.
Beijos

Claudia Lima disse...

Obrigada Ameixinha! É o primeiro prato de origem japonesa que faço e adorei!

Sabrina ficou muito bom!

Bjs :)

BETO disse...

Oi Cláudia, boa noite. Adorei seu blog. Suas receitas são muito boas e todas a gente fica com vontade de fazer. Coloquei um link em meu blog para voltar sempre a te visitar. Dê uma olhada no meu blog e veja se ele merece a sua aprovação também. Bjs.

Glau disse...

Claudinha, pelo visto vc vai participar de 2 desafios ao mesmo tempo... o da migração japonesa e a Rainha da Vez...acertei? :)

Linda sua receita.. seu franguinho deve ter ficado ótimo!
Bjo com carinho, Glau

Claudia Lima disse...

Beto obrigada pela visita e pelos elogios. Apareça sempre que quiser!
Com certeza irei visitá-lo.

Glau, Glau acertou na mosca! Eu não resisto aos desafios! A gente tem que botar a cuca para funcionar e descobre umas receitas diferentes que valem a pena.
Eu adoro e recomendo!

Bjs amigos! :)

Helena disse...

Gostei!Já copiei para testar.
Bj

Valeria disse...

Que apresentação bacana que você fez Cláudia!!!
Aqui é chamado chiken katsu e onde moro costuma-se apresentar o prato com folhas verdes e mostarda japonesa a pasta de karashi e por cima sauce (um molho adocicado preparado a base de frutas como prune,maçã e especiarias como cravo e canela).Mas achei o seu prato super original e super bem feito !!Deve estar uma delícia

Akemi disse...

Claudia, primeiramente obrigada pela participação! Em segundo, peço licença para babar aqui porque seu prato está delicioso! Adorei sua sugestão para assar e deixar o prato mais light! Fico feliz que tenha se aventurado na culinária japonesa através deste evento! A maioria pensa só em peixe cru e sushi e fico feliz que tenha descoberto esta receita que também é bem tradicional da cozinha oriental! Bjs

Claudia Lima disse...

Canela obrigada pela visita! A receita é muito gostosa, vc vai gostar com certeza!

Valéria que beleza que deve ser esta sugestão feita como vc falou. Eu adoraria experimentar. Fiquei com água na boca!
A minha sugestão é americanazada pela chef. No programa de culinária ela não fez nenhuma decoração em especial, só mostrou o modo de preparar.
O meu eu enfeitei com fatias de limão como foi sugerido na receita e acrescentei um ramo de salsa para dar um colorido bonito.
Ficou muito gostoso e adorei ter encontrado esta receita!

Akemi o prazer é todo meu! Eu fiquei super feliz de ter encontrado esta receita, por acaso, assistindo ao programa de culinária da chef americana.
Resolvi experimentar e aprovei totalmente, pois ficou muito gostoso!
Desejo muito sucesso ao seu evento!

Bjs a todas! :)

Agdah disse...

Eu adoro as receitas de Sara.

Renata Barreto disse...

Marcia, adoro passar por aqui pra saber dos desafios que estão rolando na blogosfera, vc sabe de todos!!!
Sobre o Panko, vi pela primeira vez no Mundo Verde, acabei não comprando para não ser compulsiva, mas vou comprar pra testar sua receita. adorei.
bjs

Claudia Lima disse...

Agdá esta receita eu gostei muito. Eu assisti no programa que passa aos sábados na PBS.
Eu não tenho tempo de olhar na hora,mas gravo para ver mais tarde. Não resisito!

Renata este evento descobri só no último minuto! Eu nem ia participar, mas ao encontrar esta receita tão gostosa não pensei duas vezes.
O Panko é gostoso e o bom é que dá para fazer em casa tb, facilita muito. Vc vai gostar!

Bjs :)

Rose Oliveira disse...

Me parece muito boa essa receita, também dispenso os itens crus, mas gosto de comida japonesa.
Seu prato vai arrazar,
beijos.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que foto apetitosa! E a receita super legal... vou fazer com certeza, já anotei! :DD

beijocas...

Espaço Culinário disse...

Que belezura de receita, parabéns!!
bjos

Angela

Marcia disse...

Claudia
que delicia de prato, nunca experimentei, sempre peço sushis sashimis, yakis, ostras e outras iguarias nos japoneses, mas ainda hei de testar esta receita.
Obrigada pela correção, seasoning é cert. Sempre pode me alertar, pois sou uma metida a falar ingles e me atrapalho na escrita. bjos.

Claudia Lima disse...

Obrigada Rose! Eu achava que comida japonesa eram só coisas cruas, mas não é verdade. Tem muita variedade de coisas deliciosas!

Anita que bom que gostaste. É muito gostosa mesmo!

Angela obrigada pela visita e pelo elogio! Apareça sempre!

Marcia vc vai adorar esta receita tenho certeza. Ela é americanizada, mas vale a pena!
Foi um prazer contribuir com o seu cantinho. As fotos, como disse antes, estão muito bonitas!

Bjs queridas! :)

Valentina disse...

Já ouvi falar muito da qualidade dos breadcrumbs japoneses.

Claudia Lima disse...

Esta foi a primeira vez que utilizei e achei bom. Quero testar em outras receitas. Veio uma muito boa na caixa do Panko.
Bjs :)