12 de agosto de 2008

Sorvete de Morango


No verão um bom sorvete é sempre uma ótima pedida para matar aquela fominha de algo doce. Se for feito em casa e com frutas frescas ainda melhor. E sem precisar de sorveteira, ai é um sonho!

Minha mãe me enviou esta receita do Brasil, que foi publicada pelo Jornal Zero Hora de Porto Alegre, RS. É super simples e deliciosa. É também versátil, pois pode-se variar o sabor.

Uma receita de Trufa de Chocolate acompanha a receita que pode ser utilizada como receheio e cobertura, no caso de quem desejar fazer uma Torta de Sorvete, utilizando uma forma do tipo para pão.

Eu nunca fiz, pois acho meio engordante. Normalmente, faço só o sorvete, que sirvo com a fruta equivalente. Imagino, no entanto, que deva ficar muito gostoso e com um visual muito bonito.

É importante ressaltar que o suco utilizado deve ser sempre concentrado, senão o sorvete fica com gosto de cabo de guarda-chuva...

A textura fica igualzinha a de um sorvete comum comprado pronto. Dá para observar bem na primeira foto. Mas para se obter este ponto, deve-se deixar da noite para o dia no freezer. Senão ficará como na segunda foto, com consistência de mousse e um sabor não tão apurado.

Eu fiz a segunda foto quando o sorvete estava com apenas 6 horas de freezer. Por quê? Porque o meu querido marido queria comer de qualquer jeito! Mas foi bom, pois pudemos constatar a diferença que algumas horas fazem no resultado obtido. Então, devagar com o andor. Vale a pena esperar!

Ingredientes:

Sorvete de Morango:

1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
5 claras em neve
3 colheres sopa açúcar
1/2 lata de suco de morango concentrado ou 300g da fruta fresca (usei a fruta)
1 caixa de gelatina sabor morango
1/2 xícara de água quente


Trufa de Chocolate:

1 lata de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo
2 colheres de licor de chocolate


Modo de Preparar:

1) Dissolver a gelatina na água quente.

2) Bater as claras em neve com o açúcar.

3) Juntar no liquidificador o creme de leite, o leite condensado, a gelatina diluída e o suco de morango. Bater bem.

4) Juntar às claras batidas em neve.

5) Em uma forma forrada com plástico, colocar uma camada do sorvete e levar ao freezer.

6) Para a trufa de chocolate, juntar o creme de leite, o chocolate picado e o licor e levar ao microondas por 1 minuto ou ao fogo, em banho-maria, para derreter.

7) Deixar esfriar e distribuir parte sobre o sorvete na forma que foi ao freezer.

8) Colocar outra camada de sorvete e levar ao freezer.

9) Cobrir com o resto do creme de trufa.


Notas:

  • Eu fiz a receita até o item 4 e coloquei o sorvete num prato refratário e levei ao freezer de um dia para o outro.
  • A receita original foi feita com maracujá, mas optei, desta vez, por morango, pois está em safra. Para variar o sabor é só substituir o suco ou a fruta e a gelatina pelo sabor desejado. Já fiz também com suco de manga e maracujá. Fica muito bom!

19 comentários:

edinha disse...

Que maravilha de sorvete.
Beijinho

Claudia Lima disse...

Obrigada Edinha!
Bjs :)

Leila disse...

Cláudia, parece ser bem gostoso. durante alguns anos adorava colecionar as revistas do caderno zero hora. saudades da terrinha.
beijinhos

Mari Rezende disse...

Claudia, nunca tentei fazer sorvete em casa... No máximo um frozen yogurt, hehehe!
Essa receita é bem fácil e versátil... Acho que me animei a tentar!
Beijinhos

Anônimo disse...

Claudia, que delicia esse sorvete de morango!! EU fazia uma receita igual a sua, so que com manga!! Ficava maravilhosa!! bjsss

Marcia disse...

Claudia que delícia!!!
E a foto do servete ficou excelente. É difícil. Lembrei de quando fazia produção de fotos para kibon e tinha que passar dias dentro do freezer até conseguir a foto perfeita.
Bjs

ameixa seca disse...

Nota-se bem a diferença da primeira para a segunda foto. Ficou com um aspecto delicioso ;)

Claudia Lima disse...

Leila é bem gostosinho sim, ainda mais feito com a fruta fresca. ZH, quanto tempo, né? Teve várias receitinhas aqui.

Mari este é o primeiro que fiz. É muito prático!

Gi com manga é 10 tb! Foi o primeiro sabor que fiz.

Marcia obrigada! A foto saiu totalmente por acaso. Uma das minhas favoritas. Adorei, pois mostra direitinho a textura do sorvete.
Puxa, que trabalho legal! Mas dentro do freezer não deve ser moleza!

Ameixinha obrigada! O passar das horars vai alterando a textura, por isso tem que se ter paciência e esperar mesmo!

Beijinhos a todas!

Filipa disse...

Cláudia, esse sorvete está um sonho! O aspecto é realmente tentador. Hei-de fazer.

beijinhos

Claudia Lima disse...

Obrigada Filipa!
Tenho certeza de que vais gostar. Podes variar a vontade o sabor. É muito prático. Vale conferir.
Bjs :)

Rose Oliveira disse...

Que sorvete maravilhoso!
Adoro morangos, sorvetes, vc me deixou com água na boca...
Bjs.

Ziza disse...

Que maravilha. Meu marido tem me pedido dum doce com morango. Acho que vou arriscar este aqui.
Parabéns

Claudia Lima disse...

Ziza obrigada pela visita e pelo elogio!
O sorvete é muito gostoso. Tomara que ele goste!
Bjs :)

Nela disse...

Claudia, como está? me desculpe mas entrei sem pedir, e gostei muito do seu blog, parabéns, está tudi muito bem elaborado,com receitinhas muito boas.Como gostei vou regressar está bem? se me quiser visitar no meu modesto cantinho esteja á vontade.Bom fim de semana hä é verdade, o gelado o seu marido tem razäo, näo apetece esperar mesmo está óptimo, adoro gelados e entäo de morango...

Claudia Lima disse...

Nela obrigada pela visita e pelos elogios!
Apareça quando quiser.
Vou dar uma passadinha no seu cantinho tb.
Bjs :)

Glau disse...

Claudia, uma delícia seu blog e as receitas que vc faz!

Te convido a conhecer minha cozinha recém-inaugurada!

Um grande abraço, Glau

Claudia Lima disse...

Glau muito obrigada pelos elogios e visita! Apareça sempre que puder!
Irei visitá-la com certeza. Um blog novinho em folha então,né? Que delícia!
Bjs :)

Silvinha disse...

Awww, que delìcia, Claudia! Estou babando!

X)

Claudia Lima disse...

Silvinha obrigada pela visita e pelo elogio! Passei no seus cantinhos ontem e adorei!
Volte sempre que quiser!
Bjs :)